Sarampo

Saúde Prefeitura de SP quer prorrogar campanha de vacinação do sarampo

Prefeitura de SP quer prorrogar campanha de vacinação do sarampo

Inicialmente, mutirão no município terminaria neste sábado (31), mas Bruno Covas negocia com o Ministério da Saúde estender o prazo final

  • Saúde | Do R7, com Estadão Conteúdo

Vacinas são oferecidas em todos os postos de saúde

Vacinas são oferecidas em todos os postos de saúde

ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Prevista para terminar neste sábado (31), a campanha de vacinação contra o sarampo nos postos de saúde da capital paulista deve ser prorrogada, segundo o prefeito Bruno Covas.

Ele revelou que "a prefeitura já está discutindo com o Ministério da Saúde essa prorrogação" e pediu que a população procure os postos de saúde para se imunizar.

O secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber Oliveira, disse considerar que a capital e a Grande São Paulo vivem uma situação de emergência de saúde local por causa do sarampo.

O estado de São Paulo registrou até o momento 2.299 casos, quase a totalidade dos dados nacionais. Em outros 12 estados, foram contabilizados até o momento 32 casos.

Leia também: São Paulo tem primeira morte por sarampo

Apesar do aumento do número de casos, o Ministério da Saúde manteve a conduta adotada na semana passada, que é a de estender a vacinação apenas para crianças entre seis meses e um ano, em todo o território nacional. Batizada de dose zero, a estratégia tem como objetivo antecipar a proteção dessa população, considerada mais vulnerável.

Nessa faixa etária, a relação é de 46 casos a cada 100 mil habitantes. Entre bebês de 1 a 4 anos, a relação é de 12 casos a cada 100 mil habitantes. Entre jovens de 20 a 29 anos, a taxa de casos é de 10 a cada 100 mil.

A dose zero é uma espécie de reforço antecipado. A aplicação da vacina não dispensa as duas demais doses, que ocorrem aos 12 e 15 meses. Nesta segunda, o Ministério da Saúde iniciou o envio de 1,6 milhão de doses extras de vacina tríplice para todos os Estados para atender a nova estratégia.

Além da inclusão da vacinação para crianças entre 6 meses e 1 ano, o Ministério da Saúde manteve medidas de praxe. Uma delas é a recomendação da atualização da carteira vacinal A indicação é de que a população entre 12 meses e 29 anos recebam duas doses do imunizante.

Para aqueles entre 30 e 49, a prescrição é de uma dose. Outra medida é a vacinação de bloqueio, em que todas as pessoas que tiveram contato com caso suspeito são imunizadas, num período de até 72 horas.

Últimas