Quebrar o dente não é motivo de desespero. Saiba o que fazer!
Procurar rapidamente o dentista é essencial para resolver o problema
Saúde|Do R7
Apesar de serem extremamente fortes, os dentes podem se lascar ou quebrar, causando dor e desconforto. Antes de se desesperar, é preciso saber lidar com a situação para que os danos não sejam maiores. De acordo com o especialista em implantodontia e odontologia estética Paulo Coelho Andrade, o primeiro passo diante de uma situação de perda parcial ou total do dente é passá-lo em água corrente, de preferência filtrada. A demora na procura profissional diminui consideravelmente a chance de sucesso.
— O dente jamais deve ser esfregado ou lavado com sabão, pois estas ações retiram uma camada de células vitais que ele possui. Até o paciente chegar ao dentista, é de extrema importância manter a parte solta hidratada em soro fisiológico (caseiro ou industrializado) ou leite. Na falta de um dos dois, a própria saliva pode ser usada.
Dores de cabeça podem ter origem na boca; veja como identificá-la e tratá-la
Após o reimplante ou colagem, os dentes fraturados devem passar por um acompanhamento com visitas periódicas ao dentista para verificar se não há complicações tardias, como lesões, infiltração ou alteração da cor, explica o especialista.
— Para tentar evitar as rachaduras, é indicado evitar comidas muito duras e usar protetores bucais no caso da prática de esportes de contato, como futebol, boxe, entre outros.
Melancia, maçã e pera ajudam a manter a boa higiene dos dentes
Para Andrade, acidentes que envolvem choques e rachaduras dentárias são muito comuns, principalmente entre as crianças, que vivem correndo e pulando. Ele ainda explica que, caso o dente quebrado não seja recuperado, ainda há soluções com excelente qualidade estética, como os implantes, por exemplo.
Cigarro causa doença na boca. Veja mitos e verdades e deixe o sorriso bonito
Existem várias formas de fraturar os dentes. Um tombo inesperado, uma pancada em um jogo de futebol e até um alimento duro. O bruxismo (ato de ranger os dentes) também pode provocar fraturas dentais, explica o médico.