Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido vai distribuir vapes em campanha contra o tabagismo

Iniciativa também prevê incentivo equivalente a R$ 2.500 para gestantes abandonarem o tabaco

Saúde|Do R7

Objetivo é reduzir taxa de fumantes no Reino Unido para 5% até 2030
Objetivo é reduzir taxa de fumantes no Reino Unido para 5% até 2030 Objetivo é reduzir taxa de fumantes no Reino Unido para 5% até 2030

O governo do Reino Unido lançou nesta terça-feira (11) um programa para reduzir as taxas de tabagismo que irá distribuir cigarros eletrônicos para 1 milhão de pessoas.

O esquema chamado de "swap to stop", ou "trocar para parar", em português, consiste na distribuição de kits de vape juntamente com suporte comportamental para ajudar os fumantes a abandonar o hábito.

O quantitativo representa 20% do número total de fumantes na Inglaterra. As autoridades têm a meta de reduzir até 2030 as taxas de tabagismo para 5% ou menos – em 2021, eram 13%.

Paralelamente, o conjunto de ações envolve a repressão às vendas ilícitas de cigarros eletrônicos, além do reforço de medidas que evitem que crianças e outras pessoas não fumantes adquiram o hábito.

Publicidade

Os especialistas britânicos estão convencidos de que, para quem já fuma cigarro tradicional, os vapes oferecem menos riscos e podem ser o primeiro passo para abandonar o fumo.

A visão, todavia, não é consenso na comunidade científica, já que o uso de cigarros eletrônicos tem sido associado a uma série de problemas de saúde em um período de tempo mais curto do que o cigarro normal.

Publicidade

Gestantes também serão alvo da nova campanha. A elas serão oferecidos vouchers equivalentes a R$ 2.500, "juntamente com apoio comportamental", diz o governo em nota.

"Apoiar mais mulheres a ter uma gravidez sem fumo reduzirá o número de bebês nascidos com baixo peso ou subdesenvolvidos com problemas de saúde que requerem cuidados neonatais e contínuos. Também reduzirá o risco de aborto espontâneo e natimorto", acrescenta o comunicado.

Publicidade

Conheça 7 danos à saúde causados pelo consumo de cigarros eletrônicos

" gallery_id="63e68f501df97b65d0000812" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/reino-unido-vai-distribuir-vapes-em-campanha-contra-o-tabagismo-11042023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.