Logo R7.com
RecordPlus

Sesc Itaquera faz exposição divertida sobre dengue

Com entrada gratuita, mostra fica em cartaz até o dia 28 de junho, das 9h30 às 16h30

Saúde|Do R7

  • Google News
Exposição sobre a dengue acontece no Sesc Itaquera, em SP
Exposição sobre a dengue acontece no Sesc Itaquera, em SP

O Sesc Itaquera recebe nesta sexta-feira (8) a exposição Dengue que reúne informações sobre a doença em um universo multimídia, interativo, divertido e ilustrado. A mostra aborda a virose em tempo real, com acompanhamento de notícias — exibidas em um telão — em várias partes do mundo, e outras novidades sobre o tema. Organizada pelo Museu da Vida e com o apoio da Sanofi, a exposição fica em cartaz até o dia 28 de junho, podendo ser conferida de quarta a domingo, das 9h30 às 16h30, no Sesc Itaquera. A entrada é gratuita e é permitida a entrada de crianças a partir dos sete anos.

Logo na entrada, o visitante é impactado com a figura de um mosquito Aedes aegypti de mais de 2 metros. O inseto convida o visitante ao primeiro módulo, que aborda o tema da biologia dos vetores, o que é e quais os outros mosquitos que podem transmitir a dengue, entre os quais o Aedes albopictus, muito comum na Ásia. O segundo módulo é dedicado ao vírus, explicando como ocorre a multiplicação no inseto e no ser humano.


Entre as atividades disponíveis está o Quintal Interativo, uma oportunidade para o visitante observar ovos e a pupa de um mosquito com uso de lupas. Na brincadeira, o observador é estimulado a descobrir possíveis criadouros do Aedes aegypti, como pneus e caixas. Além disso, um mosquito fossilizado em âmbar de cerca de 30 milhões de anos pode ser visto na mostra.

Governo e população falham na prevenção da dengue e doença ainda pode se estender por meses 


Segundo Miguel de Oliveira, curador da mostra, a dengue é uma “doença que acomete muitas pessoas, e que pode matar se não for tratada”. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que 3,9 bilhões de pessoas, estão ameaçados pela dengue, cuja epidemia atinge países da Ásia, da Oceania, das Américas e da África.

Sem repelente nas farmácias, especialistas dão dicas de como afastar o mosquito da dengue


No terceiro módulo, há uma série de informações sobre a doença, os principais sintomas e as complicações causadas pela dengue. O próximo é dedicado às pesquisas, com destaque para os estudos relacionados à bactéria Wolbachia (presente em várias espécies de insetos), usada para conter o vetor.

São abordadas, entre outras, as medidas para evitar sua proliferação como a campanha nacional 10 Minutos Contra a Dengue — resultado da parceria entre Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Sesdec/RJ (Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil).


Uma área especial com capacidade para até 15 pessoas é dedicada à exibição de vídeos. Dois documentários já produzidos e dirigidos por Genilton José Vieira, do IOC, são exibidos: O Mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti – Para combatê-lo é preciso conhecê-lo e Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma Ameaça nos Trópicos.

Segundo Cristina Moscardi, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Sanofi, “a prevenção passa, em primeiro lugar, por informação de qualidade”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.