Tecnologia e Ciência Asteroide maior que o prédio mais alto do mundo passará pela Terra

Asteroide maior que o prédio mais alto do mundo passará pela Terra

Rocha espacial ficará a uma distância de 1,9 milhão km do nosso planeta, mais de cinco vezes mais longe que a Lua

Fenômeno astronômico ocorre no próximo mês

Fenômeno astronômico ocorre no próximo mês

NASA

Um asteroide com aproximadamente 1,6 km de largura, o equivalente a duas vezes o tamanho do Burj Khalifa — o maior edifício do mundo, que mede 828m de altura —, irá passar "perto" da Terra no próximo mês.

A rocha espacial fará sua passagem mais próxima do nosso planeta em 21 de março, por volta das 19h03 (horário de Brasília). Será possível observar o fenômeno através de um telescópio de abertura de 51cm logo após o pôr-do-sol, ligeiramente acima do horizonte na direção sul.

Vale ressaltar que não há motivo para preocupação, uma vez que "perto" para a Nasa ainda significa "muito longe" para nós. A agência espacial norte-amerciana considera como "objeto próximo da Terra" qualquer astro que esteja a uma distância de pelo menos 149 milhões de km do nosso planeta.

No caso do asteroide em questão, intitulado 231937, essa distância será de aproximadamente 1,9 milhão de quilômetros, mais de cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua. O corpo celeste foi detectado pela primeira vez em 23 de março de 2001 por uma série de telescópios no Novo México que fazem parte do programa Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR).

Veja 7 curiosidades sobre a descoberta de água na Lua

*Estagiária do R7 sob supervisão de Fábio Fleury

Últimas