Blue Origin realiza com sucesso o segundo lançamento ao espaço
Empresa do bilionário Jeff Bezos é uma das pioneiras a levar pessoas comuns para uma experiência no limite da atmosfera
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, realizou com sucesso, nesta quarta-feira (13), o segundo lançamento da nave New Shepard. Entre os quatro tripulantes estava o ator canadense William Shatner, de 90 anos, intérprete do Capitão Kirk em Star Trek, que se tornou o homem mais velho a ir até o limite da atmosfera terrestre.
'Esperei minha vida inteira', diz brasileiro que fará turismo espacial
O lançamento foi transmitido pelo canal da empresa no YouTube e contou com mais de 230 mil pessoas do mundo todo acompanhando a contagem regressiva. Do momento em que os propulsores foram acionados até o retorno da nave ao solo, transcorreram dez minutos.
A cápsula se desprendeu do propulsor após cruzar a linha de Kármán, que fica a cem quilômetros de altitude. Desse momento em diante, todos a bordo puderam soltar os cintos e aproveitar instantes de descontração enquanto flutuavam.
Leia também
Após o pouso no deserto do Texas, foi possível ver os tripulantes sinalizando que estava tudo o.k. pelas janelas. Bezos acompanhou o resgate e fez questão de abrir a cápsula. Ele se mostrava tão vibrante quanto aqueles que retornavam do espaço, e comemorou abrindo uma garrafa de champanhe.
Audrey Powers foi a primeira a desembarcar da New Shepard, e na sequência surgiu Shatner, que foi recepcionado por Bezos. Durante a conversa com o bilionário, o ator descreveu a experiência como "inacreditável".
"Você me proporcionou a mais profunda experiência que já tive", disse Shatner a Bezos, que agradeceu as "belas palavras".
Assim como no último lançamento, o propulsor retornou ao solo em segurança, como planejado pelos engenheiros da Blue Origin. Levou pouco mais de sete minutos até o equipamento pousar no exato local demarcado no deserto do Texas, nos EUA.
O voo inaugural da Blue Origin ocorreu no dia 20 de julho deste ano, e Bezos estava entre os tripulantes. Esse lançamento marcou também a vida de Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a mulher mais velha a ir ao espaço. Ela chegou a fazer o treinamento pela Nasa, agência espacial americana, na década de 1960, mas não participou de nenhuma missão.
O turismo espacial é um mercado novo que está sendo disputado por outras duas empresas: a SpaceX, de Elon Musk, e a Virgin Galactic Holdings, de Richard Branson. Em 11 de julho, Branson fez história ao realizar o primeiro voo e, assim, oficializar a corrida espacial dos magnatas.