Carro autônomo acelera e 'foge' ao ser parado pela polícia nos EUA
Vídeo gravado em São Francisco viralizou nas redes sociais e mostrou que os robôs vão tornar a vida dos policiais mais difícil
Tecnologia e Ciência|Do R7
Um vídeo viral mostrou que a vida dos oficias de trânsito vai ficar mais complicada com a popularização dos carros autônomos. Um registro feito em São Francisco mostrou um carro autônomo escapando de um oficial, que o parou para checar os faróis apagados do veículo. O automóvel só parou na esquina seguinte, sem muita perícia.
As imagens mostraram que o policial tentou abrir a porta do carro, sem sucesso. A autoridade caminha de volta para a viatura, provavelmente para planejar como lidar com a situação, e o carro autônomo aproveita para acelerar.
Mas, se as testemunhas da estranha e cômica interação esperavam uma perseguição cinematográfica ou o início de uma revolução de carros autônomos, vão ter que ficar no aguardo.
O carro sem motorista — operado pela Cruise, o braço de veículos autônomos da General Motors — parou logo depois, em uma manobra um tanto desajeitada.
Segundo o site The Verge, a situação já foi corrigida. Aaron Mclear, porta-voz da Cruise, disse ao site que o veículo não deu fuga, e sim procurou um local seguro para estacionar. Da mesma forma, o problema das luzes apagadas foi resolvido e não deve se repetir em outros momentos.
“Trabalhamos em estreita colaboração com a polícia de São Francisco sobre como interagir com nossos veículos, incluindo um número de telefone dedicado para chamados em situações como essa", disse a empresa em um comunicado.
LEIA TAMBÉM: Polícia de Nova York abandona seu polêmico cão-robô
No Twitter, a Cruise divulgou ainda um vídeo que mostra como um veículo da empresa trafega nas ruas da cidade.
Em São Francisco, a empresa está autorizada a transportar os próprios funcionários em veículos sem motorista desde 2017, das 22h às 6h. Uma autorização adicional de 2020 passou a permitir que os veículos da empresa andem sem motorista de segurança pelas ruas da cidade.
Leia também
Em 2018, um carro autônomo da Uber atropelou e matou uma ciclista no Arizona, também nos Estados Unidos. As investigações nunca concluíram totalmente se a culpa foi do sistema de direção da Volvo ou da própria Uber, que fez alterações no software.
LEIA ABAIXO: Os carros do futuro que mais chamaram atenção nos últimos anos