Cientistas demonstram que teletransporte é possível
Grupo comprovou que partículas separadas por metros de distância podem se comunicar
Tecnologia e Ciência|Do R7
Um grupo de cientistas conseguiu comprovar que o teletransporte é possível pela primeira vez na história. A equipe verificou que três fótons em diferentes posições conseguem se comunicar mais rápido que na velocidade da luz. Fótons são partículas que mediam força eletromagnética. Os resultados do experimento foram divulgados na publicação científica Nature Photonics.
Os estudos foram feitos por cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá. Eles demonstraram que três partículas em posições diferentes e separadas por centenas de metros de distância conseguem se comunicar. Isso prova a não-localidade entre as partículas. O fenômeno foi batizado de teletransporte quântico.
Dez tecnologias do cinema que a ciência ainda não conseguiu inventar
Com a não-localidade, as partículas conseguem saber instantaneamente do estado de cada uma, mesmo que estejam a vários metros de distância. Com isso, seria possível a transferência de informação instantânea – mais rápida que a velocidade da luz.
O experimento demonstrou que três partículas podem se comunicar umas com as outras, abrindo a possibilidade de protocolos de comunicação de várias partes. Como mostrou ser possível para três fótons, os resultados podem ser considerados indícios de que o teletransporte pode existir.