Empresa cria estrutura que capta energia eólica, solar e das ondas
Companhia afirma que a plataforma flutuante pode ser usada em diferentes segmentos, incluindo a produção de hidrogênio
Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7
A empresa alemã SINN Power desenvolveu um novo projeto que pode produzir até três tipos de energia renovável. Com uma estrutura chamada de Ocean Hybrid Platform (plataforma oceânica híbrida, em tradução livre), a companhia promete criar eletricidade usando o sol, o vento e a força das ondas.
A plataforma da SINN Power, apresentada em 2020, é uma estrutura flutuante que aproveita os elementos da natureza para produzir energia elétrica. A mobilidade do módulo criado pela empresa alemã também é um dos grandes atrativos, segundo a companhia.
O esqueleto da Ocean Hybrid Platform pode aguentar ondas de 12 m de altura e ventos de até 214 km/h, de acordo com o site Design Taxi. Em casos de eventos climáticos extremos, a estrutura pode ser rebocada para um lugar seguro até o momento em que possa ser utilizada novamente.
O CEO da SINN Power, Philipp Sinn, declarou que a plataforma pode ser usada na “complementação de parques eólicos fora da costa para aumentar a capacidade de carga, prover de energia renovável as aquaculturas e a produção de hidrogênio, ou simplesmente produzir eletricidade para áreas costeiras e ilhas remotas”.
Ainda de acordo com o CEO da empresa, o objetivo da SINN Power é desenvolver uma plataforma durável e que mude drasticamente o ecossistema de energias renováveis.