Internet sob alerta: ataque hacker derruba sistemas de empresas em todo o mundo

Brasil está entre os países atingidos; criminosos demandam resgate

Tela mostra aviso de que dados de computador foram bloqueados por vírus, em hospital do Reino Unido

Tela mostra aviso de que dados de computador foram bloqueados por vírus, em hospital do Reino Unido

Reprodução

Um ataque massivo de hackers afetou empresas de diversos países do mundo nesta sexta-feira (12). Até o momento, companhias de várias áreas de atuação, como: comunicação, saúde e finanças foram prejudicadas. De acordo com informações da BBC, Estados Unidos, China, Rússia, Itália e Vietnã têm problemas similares com computadores "sequestrados" por uma tipo de vírus. Há ainda relatos de problemas na Espanha e Portugal.

Além de companhias (Vodafone, KPMG, Telefonica), o serviço de saúde britânico NHS também foi atingido por criminosos virtuais, de acordo com informações da agência Reuters. Ainda segundo a agência, o sistema de saúde do Reino Unido está respondendo aos ataques e, por conta dessa situação, diversos hospitais ao redor do país cancelaram consultas e atendimentos.

Um porta-voz da NHS Digital, a divisão do NHS responsável por questões de tecnologia fez a seguinte declaração à Reuters:

— Estamos cientes de um incidente de cibersegurança e estamos trabalhando em uma resposta.

Esse tipo de ataque é chamado ransomware, já que os criminosos infectam as máquinas e demandam um resgate para "liberar" os dados bloqueados. Alguns relatos dão conta de que os malwares estão cobrando US$ 300 para liberar cada um dos computadores sequestrados e pedem o pagamento em bitcoin.

Na rede social Twitter, vários usuários compartilharam imagens de suas telas de computadores após o sequestro. De acordo com relatos, o malware chega por e-mail e afeta, até então, apenas computadores com o sistema operacional Windows.