Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça permite volta ao ar do Telegram, mas mantém multa diária de R$ 1 milhão

Tribunal federal aceitou recurso, por entender que a ordem de suspensão afeta a liberdade de comunicação

Tecnologia e Ciência|Do R7

Rede social havia sido bloqueada no Brasil por decisão da Justiça
Rede social havia sido bloqueada no Brasil por decisão da Justiça Rede social havia sido bloqueada no Brasil por decisão da Justiça

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região aceitou recurso e permitiu a volta ao ar do Telegram no Brasil. A decisão, que foi divulgada neste sábado (29), manteve a multa diária de R$ 1 milhão, pelo fato de o aplicativo de comunicação não fornecer os dados dos usuários de canais neonazistas.

No entendimento do desembargador Flávio Lucas, a medida que bloqueou o aplicativo em todo o país afeta "amplamente a liberdade de comunicação em todo o território nacional".

O aplicativo foi bloqueado no Brasil na quarta-feira (26), após não atender a um pedido da Polícia Federal e não fornecer dados de administradores de canais de conteúdo neonazista e de ódio. Segundo a administração do Telegram, o grupo havia sido excluído e por isso os registros não poderiam ser acessados.

Em resposta, a PF afirmou que o grupo estava ativo no momento do requerimento, por isso as informações poderiam ter sido enviadas.

Publicidade

A decisão afirma ainda que a regulamentação das redes sociais no Brasil "é insuficiente e que é necessário estabelecer regras mais claras e específicas para evitar abusos, proteger tanto a sociedade como os usuários".

A Justiça lembrou que o Telegram tem um histórico de "embates com o Poder Judiciário" e que frequentemente não atende a pedidos feitos pelo governo brasileiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.