Maior dirigível do mundo está em fase de teste e promete revolucionar mercado de viagens
Pathfinder 1 mede mais de 120 m e está equipado com um sistema de pilotagem parecido com o de drones de brinquedo
Tecnologia e Ciência|Do R7
A empresa LTA Research, apoiada pelo cofundador do Google, Sergey Brin, está pronta para testar o maior dirigível do mundo. O veículo aéreo mede cerca de 122 m, o equivalente a quase dois Boeings 747-8 — a aeronave mais longa de todas.
Pathfinder 1 usa mais de 28 mil m³ de hélio e 12 motores elétricos para se locomover e pode atingir a velocidade de 120 km/h.
Segundo o tabloide Daily Mail, os engenheiros que fizeram o projeto afirmaram que embarcações como essa poderão um dia reduzir a emissão de carbono feita pela queima de combustíveis fósseis em viagens aéreas e marítimas.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
O veículo está sendo muito comparado ao Hindenburg, o dirigível mais comprido da história. No entanto, a empresa afirmou que, diferentemente do seu primo distante, o Pathfinder não utiliza hidrogênio, extremamente inflamável, além de ser revestido com Tedlar, um material sintético resistente a luz ultravioleta e fogo.
Segundo o fabricante, ele também será extremamente fácil de ser pilotado, lembrando muito o sistema de um drone, e necessitará apenas de um piloto por vez, já que usa um sistema de joystick para comandar a embarcação.
"Nas próximas semanas e meses, a equipe da LTA Research submeterá o dirigível de prova de conceito Pathfinder 1 a testes rigorosos para garantir segurança e confiabilidade", escreveu a empresa no LinkedIn.
Em desenvolvimento desde 2016, o veículo aéreo ainda não conseguiu subir mais que alguns metros do chão, mas os desenvolvedores estão otimistas para que esse número aumente rapidamente.
Incrível! Conheça o dirigível militar que está sendo desenvolvido pela Rússia