Tecnologia e Ciência Mulher de 82 anos é escolhida por Jeff Bezos para ir ao espaço

Mulher de 82 anos é escolhida por Jeff Bezos para ir ao espaço

Lançamento da primeiro voo tripulado da empresa de turismo espacial Blue Origin está marcado para acontecer em 20 de julho 

Jeff Bezos e Wally Funk

Jeff Bezos e Wally Funk

Reprodução Instagram/@jeffbezos

O empresário Jeff Bezos anunciou nesta quinta-feira (1º) que levará Wally Funk, de 82 anos, na primeira viagem tripulada da Blue Origin, sua empresa de turismo espacial.

Wally é uma experiente pilota profissional de avião e já foi candidata a ser a primeira mulher astronauta quando participou do treinamento para a missão Mercury 13, em 1961. No entanto, o projeto foi cancelado e, mesmo com bons desempenhos nas etapas de preparação, ela nunca chegou a ir ao espaço.

Saiba como será o voo que levará o empresário Jeff Bezos ao espaço

Após 60 anos de espera, Wally está prestes a realizar o sonho de ser uma astronauta e também de fazer história ao se tornar a pessoa com mais anos de vida a fazer uma viagem espacial.

Bezos publicou no Instagram um vídeo em que dá a notícia para a nova tripulante da Blue Ocean. As imagens mostram Wally radiante com um grande sorriso no rosto e comemorando: "finalmente".

Jeff Bezos na cápsula da Blue Origin que levará turistas ao espaço

Jeff Bezos na cápsula da Blue Origin que levará turistas ao espaço

Isaiah J. Downing/Reuters

O lançamento da espaçonave New Shepard está marcado para acontecer em 20 de julho e levará ao espaço quatro tripulantes. Além de Wally e de Bezos, embarcarão na experiência inédita o irmão do empresário, Mark Bezos, e a pessoa que arrematou em um leilão uma vaga por mais de R$ 140 milhões, mas que ainda não teve a identidade revelada.

Diferentemente de um astronauta que pode passar até meses na Estação Espacial Internacional, a tripulação da Blue Origin viverá a experiência de flutuar na órbita da Terra por cerca de quatro minutos. O voo suborbital vai somente até o limite da atmosfera com o espaço, mas já o suficiente para ter uma vista privilegiada do planeta.

Últimas