Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Nasa alerta sobre asteroide de 200 metros que passará próximo da Terra em breve

2023 CL3 viaja a uma velocidade de mais de 82 mil quilômetros por hora e está no grupo de possíveis ameaças ao nosso planeta

Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7

2023 CL3 passará perigosamente perto da Terra
2023 CL3 passará perigosamente perto da Terra 2023 CL3 passará perigosamente perto da Terra

A Nasa está preocupada com um asteroide de 200 m de diâmetro que está se aproximando perigosamente da Terra a uma velocidade de mais de 82 mil quilômetros por hora, o suficiente para causar um desastre global, caso colida com nosso planeta.

O meteoro, chamado 2023 CL3, foi colocado na classe dos "que se aproximam da Terra" — grupo de rochas espaciais que passam a, no máximo, 6,4 milhões de quilômetros de distância, são maiores do que determinado tamanho e precisam ser acompanhadas constantemente.

Espera-se que o 2023 CL3 passe pelo planeta em 24 de maio, a uma distância de pouco menos de 6 milhões de quilômetros.

A previsão é que só será possível ver o asteroide com telescópios, mas a distância é considerada relativamente pequena em astronomia.

Publicidade

A agência espacial dos Estados Unidos estuda constantemente métodos de defesa contra meteoros que possam atingir o planeta. Para isso lançou sua missão Double Asteroid Redirection Test, no ano passado, experimento que comprovou a possibilidade de satélites alertarem sobre a órbita de asteroides.

Essas medidas foram tomadas após o o CEO da SpaceX, Elon Musk, publicar sua preocupação sobre possíveis colisões com a Terra. Ele disse que se uma grande rocha entrar em rota de colisão conosco, no futuro, não teremos defesa.

Publicidade

*Sob supervisão de Filipe Siqueira

Meteoro incandescente ilumina a noite e deixa russos em pânico

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.