Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nasa leva astronauta russa para Estação Espacial Internacional

Em meio à tensão na Ucrânia, agências espaciais dos EUA e da Rússia mantêm relações, apesar de ruptura entre governos

Tecnologia e Ciência|

Missão levou quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional
Missão levou quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional Missão levou quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional

Os Estados Unidos levaram uma astronauta russa para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em um foguete SpaceX nesta quarta-feira (5), uma viagem que tem um simbolismo em meio à guerra na Ucrânia.

"Vamos fazer isso", disse a comandante da missão da Crew-5, Nicole Mann, a primeira nativa americana enviada ao espaço, pouco antes da decolagem.

Anna Kikina, a única cosmonauta na ativa, faz parte da tripulação do Crew-5, que também inclui dois americanos e um japonês. É a quinta missão à ISS em uma espaçonave SpaceX liderada pela Nasa.

A decolagem aconteceu ao meio-dia desta quarta-feira no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com boas condições climáticas. Quinze dias atrás, um americano foi para a ISS a bordo de um foguete russo Soyuz.

Publicidade

O programa de intercâmbio de astronautas, previsto há muito tempo, foi mantido, apesar das tensões entre os dois países desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro.

A manutenção da ISS se tornou um dos poucos campos em que Washington e Moscou ainda cooperam.

Publicidade

Transportar cidadãos de outra nação é "uma grande responsabilidade", disse Kathy Lueders, administradora associada da Nasa, em uma coletiva de imprensa no final de setembro.

"Do ponto de vista operacional, apreciamos muito a consistência da relação, mesmo em um momento geopolítico muito difícil", disse sobre a relação que a agência espacial americana mantém com a Roscosmos, homóloga russa.

Publicidade

Detalhes da missão

Anna Kikina, de 38 anos e engenheira de formação, será a quinta cosmonauta profissional russa a viajar para o espaço. "Espero que em um futuro próximo haja mais mulheres no corpo de cosmonautas", disse ela à AFP em agosto.

Este também será o primeiro voo espacial dos americanos Nicole Mann e Josh Cassada, e o quinto do japonês Koichi Wakata.

A cápsula que os levará à ISS — que orbita a cerca de 400 quilômetros da Terra — deve se acoplar após 30 horas de voo. Os cinco astronautas e cosmonautas se unirão a outros sete que já estão instalados na estação (dois russos, quatro americanos e um italiano).

Quatro membros que viajaram na missão anterior retornarão à Terra em poucos dias após a substituição. A tripulação do Crew-5 passará cinco meses em órbita e realizará mais de 200 experimentos científicos.

Kikina também será a primeira russa a embarcar em um foguete Falcon 9, da empresa do polêmico bilionário Elon Musk.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.