Tecnologia e Ciência Nasa prevê lançamento da Artemis 1 para 23 de setembro 

Nasa prevê lançamento da Artemis 1 para 23 de setembro 

Missão que levará nave espacial para órbita da Lua já foi adiadas por duas vezes devido a problemas com o foguete

AFP

Resumindo a Notícia

  • Agência Espacial trabalha com as datas de 23 e 27 de setembro para lançar a missão
  • Nasa já teve que adiar duas vezes o lançamento por problemas técnicos no foguete
  • Datas dependem de isenção de nova testagem de baterias do sistema de emergência
  • Nave espacial não-tripulada irá sobrevoar órbita da Lua
Nasa já adiou 
missão Artemis 1 duas vezes

Nasa já adiou missão Artemis 1 duas vezes

Reprodução/Nasa

O alto funcionário da Nasa, Jim Free, contou nesta quinta-feira (8) que a agência prevê os dias 23 e 27 de setembro como possíveis datas para a próxima tentativa de lançar a missão Artemis 1 à Lua.

Duas tentativas anteriores foram descartadas após o foguete SLS (Space Lauch System) sofrer falhas técnicas, além de um vazamento de combustível.

"O dia 23 é uma janela aberta por 80 minutos às 6h47, e o dia 27 é uma às 11h37 com duração de 70 minutos", disse Free, administrador associado a diretoria de desenvolvimento de sistemas de exploração da agência.

As datas foram escolhidas para evitar um conflito com o Dart (Double Asteroid Redirection Test) — sonda que está programada para atingir um asteroide no dia 26 de setembro.

Para as datas de lançamento, entretanto, a Nasa depende de uma isenção que evitaria uma nova testagem das baterias no sistema de voo de emergência, utilizado para destruir o foguete caso desvie do alcance designado para uma área povoada.

Caso não receba a isenção o foguete terá que ser levado de volta para o edifício de montagem, o que adiaria o cronograma em várias semanas.

O gerente do sistema de exploração terrestre, Mike Bolger, acrescentou que as equipes trabalham para substituir as vedações, para corrigir o problema do vazamento de hidrogênio.

Essa tarefa deve ser concluída no final desta quinta-feira (8), o que abrirá caminho para um teste de tanque no dia 17 de setembro.

A missão espacial Artemis 1 espera testar o SLS, assim como a cápsula não-tripulada Orion, localizada no topo, em preparação para futuras viagens à Lua com humanos a bordo.

Últimas