Pesquisadores desenvolvem filtro para astronautas beberem a própria urina durante missões
Sistema de reciclagem fica na parte de trás do traje espacial, projetado por equipe da Universidade Cornell, nos EUA
Tecnologia e Ciência|Do R7
Com uma nova corrida espacial em andamento, cientistas da Universidade Cornell, nos EUA, projetaram um traje espacial capaz de transformar urina em água. Trata-se de um sistema de reciclagem de 8 kg com cateteres para coleta de resíduos.
Atualmente, a Nasa disponibiliza aos astronautas a “Vestimenta de Máxima Absorção”, uma espécie de fralda para adultos, que coleta urina e fezes. No entanto, esses trajes não são eficientes e acabam descartados no sistema de resíduos da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), antes de queimarem na atmosfera da Terra.
Já nesse novo modelo, os resíduos passam por um filtro de osmose de duas etapas, deixando a água pronta para beber, por meio do sistema acoplado.
“Achei que isso já tivesse sido feito, mas não foi”, disse Chris Mason, pesquisador da Universidade Cornell, ao New York Post.
Questionado sobre o número 2, ele diz que a extração de água das fezes ainda não foi “totalmente resolvida”. Mas, lembra que esse é um problema menor, porque os astronautas, aparentemente, conseguem controlar os movimentos intestinais durante as missões.