Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Sonda indiana enviada para estudar sistema solar supera influência da Terra e iguala sucesso dos EUA

Após conseguir pousar nave na Lua, país asiático mandou a Aditya-L1 para o espaço para orbitar e estudar as camadas externas do Sol

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News
Índia enviou sonda para estudar o Sistema Solar
Índia enviou sonda para estudar o Sistema Solar

A sonda indiana enviada para estudar o Sistema Solar conseguiu sair da "esfera de influência da Terra", anunciou na noite deste sábado (30) a agência espacial do país (ISRO, na sigla em inglês). "A nave teve sucesso ao escapar da esfera de influência da Terra", informou.

A missão, que durará quatro meses, carrega instrumentos científicos para observar as camadas mais externas do Sol. A sonda Aditya-L1, que significa Sol na tradução do idioma hindi, já percorreu 920 mil quilômetros desde que foi lançada, no dia 2 de setembro, o que representa cerca de metade do trajeto programado.


Os Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) já colocaram em órbita missões no centro do Sistema Solar, começando pelo programa Pioneer da Nasa nos anos 1960.

Japão e China lançaram suas próprias missões de observação solar, mas apenas até o limite da órbita terrestre.


Se tiver êxito, a Aditya-L1 será a primeira missão de um país asiático a se colocar na órbita ao redor do Sol.

Aditya-L1 deixou a Terra no último dia 2 de setembro e percorreu 920 mil km desde então
Aditya-L1 deixou a Terra no último dia 2 de setembro e percorreu 920 mil km desde então

A Índia e a Lua

A Índia se tornou, em 23 de agosto, o primeiro país a colocar uma nave espacial no polo sul da Lua, com o pouso da Chandrayaan-3. Com o sucesso da missão, também se converteu na quarta nação a enviar uma sonda de forma controlada ao satélite terrestre, depois de Estados Unidos, União Soviética e China.


O robô Pragyan saiu da sonda e vistoriou as imediações, mas se apagou antes do início da noite lunar, que dura cerca de duas semanas.

Os cientistas indianos têm a expectativa de reativar o veículo com o retorno da luz solar, mas, até agora, só receberam de volta o silêncio no rádio.

População comemora pouso inédito de nave da Índia na Lua: 'Momento inesquecível'

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.