Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Transferência de Marcola, ameaças de morte: saiba quem é o promotor de SP alvo do PCC

Integrante do Gaeco, Lincoln Gakiya foi responsável pelo pedido que transferiu líderes da facção para presídios federais

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, e Marc Sousa, da Record TV

Promotor de Justiça Lincoln Gakiya era alvo de atentados do PCC
Promotor de Justiça Lincoln Gakiya era alvo de atentados do PCC Promotor de Justiça Lincoln Gakiya era alvo de atentados do PCC

Um dos alvos do grupo suspeito de planejar atentados contra autoridades e servidores públicos, o promotor de Justiça Lincoln Gakiya foi responsável pela maior investigação sobre o PCC (Primeiro Comando da Capital), a maior facção criminosa do Brasil. A apuração que descobriu os planos do grupo começou após ameaças a Gakiya.

Integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Presidente Prudente (SP), o promotor foi responsável pelo pedido de transferência de Marcos Camacho, o Marcola, e de 21 membros da cúpula da organização para presídios federais. O pedido veio depois que um suposto plano de resgate de Marcola foi descoberto pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo.

Em dezembro de 2018, duas mulheres foram presas pela Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) na saída da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Com elas foram encontradas duas cartas codificadas, com ordens da alta cúpula do PCC. As duas mulheres foram presas em flagrante. A primeira carta foi localizada dentro da bolsa de uma mulher de 45 anos. Já a segunda estava dentro do veículo de uma visitante de 39 anos.

Cartas apreendidas que determinavam a execução do promotor Lincoln Gakiya
Cartas apreendidas que determinavam a execução do promotor Lincoln Gakiya Cartas apreendidas que determinavam a execução do promotor Lincoln Gakiya

As cartas, que foram decodificadas pela polícia, continham um suposto plano para matar um servidor da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) e o promotor Gakiya, caso a cúpula da facção fosse transferida para presídios federais. Na época, a informação foi confirmada pelo próprio promotor.

Publicidade

Em 2019, a polícia interceptou um novo plano para matar Gakiya. A ordem de execução foi interceptada em um bilhete escrito à mão dentro de um complexo prisional no interior de São Paulo. "Matar tanto o promotor da Gaeco e sua escolta policial", dizia o bilhete. "Ninguém deve ficar vivo." A carta é assinada por Gabriel Nekis, que se identifica como afilhado de Marcola, preso na penitenciária de Presidente Bernardes, em São Paulo.

"Essa carta estava oculta no cós da calça do preso. Possivelmente, seria entregue a uma advogada para ser levada a Tony Ricardo, outro preso que cumpre pena na P2 de Presidente Venceslau, no raio 1, que era habitado por Marcola", diz.

Publicidade

Operação Sequaz

Nesta quarta, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, 7 de prisão preventiva e 4 de prisão temporária em Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e no Paraná. Os principais investigados estão em São Paulo e no Paraná, segundo a Polícia Federal. Até as 10h30 desta quarta-feira, nove pessoas foram presas — seis homens e três mulheres —, todos em São Paulo. Os outros dois procurados com mandado de prisão expedido são do Paraná.

A operação ganhou o nome de Sequaz, que se refere ao ato de seguir, vigiar, acompanhar alguém. Esse nome foi dado devido ao método utilizado pelos criminosos para fazer o levantamento de informações das possíveis vítimas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.