Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Qual é o melhor tipo de declaração a completa ou a simplificada?

Especialistas explicam aos internautas do R7 como preencher a declaração do IR sem erros

Economia|Joyce Carla, do R7

Cada contribuinte saberá ao preencher a declaração o IR (Imposto de Renda) qual é o melhor tipo de declaração - qual terá menor imposto a pagar ou mais restituição a receber. O programa de Receita Federal indica os valores no canto inferior esquerdo da tela conforme o contribuinte inclui os dados da declaração.

De acordo com a Receita, ao escolher a declaração simplificada o contribuinte está substituindo todas as deduções admitidas na legislação tributária, correspondentes à dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual, limitado a R$ 15.880,89.

A simplificada não exige comprovação dos rendimentos e pode ser utilizada independentemente do valor que o contribuinte recebeu ou do número de fontes pagadoras.

Só não pode escolher a declaração simplificada é os contribuintes são os que pretendem compensar prejuízo da atividade rural ou imposto pago no exterior.

Publicidade

Atenção

Segundo o consultor tributário da IOB Sage, Antônio Teixeira, é possível mudar de um tipo de tributação para o outro (de simplificada para completa e vice-versa) até o fim do prazo de entrega da declaração, dia 30 de abril.

A Receita alerta que, após o prazo para a entrega da declaração, não será admitida a mudança na forma de tributação de declaração já apresentada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.