Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quer saber o que são rendimentos tributáveis? O R7 explica para você

Esse tipo de pagamento é o que mais leva contribuintes para a malha fina

Economia|Joyce Carla, do R7

Alguns exemplos de rendimentos tributáveis são aluguéis, resgates de previdência privada, aposentadorias e salários
Alguns exemplos de rendimentos tributáveis são aluguéis, resgates de previdência privada, aposentadorias e salários Alguns exemplos de rendimentos tributáveis são aluguéis, resgates de previdência privada, aposentadorias e salários

Muitos contribuintes não sabem o que são os rendimentos tributáveis e, por isso, correm o risco de cair na malha fina. A Receita Federal explica que é preciso declarar no IR (Imposto de Renda) todos os rendimentos tributáveis recebidos tanto de Pessoas Físicas como de Pessoas Jurídicas (declarar todas as fontes pagadoras).

Alguns exemplos de rendimentos tributáveis são aluguéis, resgates de previdência privada, aposentadorias, salários, prestação de serviços, ações judiciais, pensões etc.

Mesmo que não tenha ocorrido retenção do imposto na fonte, esses rendimentos devem ser declarados. Um dos erros mais comuns que levam contribuintes à malha fina é deixar de declarar alguma fonte pagadora.

Ao incluir um dependente, o contribuinte também precisa informar os rendimentos tributáveis dele ainda que os rendimentos deste dependente não estejam alcançados pela tributação em razão do limite estabelecido pela tabela de cálculo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.