Para brasileiros, ensino a distancia é solução para ampliar acesso à educação
Pesquisa aponta que 79% dos brasileiros com mais de 16 anos acredita nesta modalidade
Educação|Do R7
Uma pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), que contou com 2.002 entrevistas, destaca que os cursos a distância são reconhecidos pela população brasileira como uma estratégia importante para ampliar o acesso à educação.
Leia outras notícias sobre Educação no R7
A análise identificou que 79% dos brasileiros com mais de 16 anos acreditam que essa modalidade de ensino é uma solução para levar educação a mais pessoas.
Esta percepção positiva, porém, ainda deve ser comprovada em números já que apenas 6% dos entrevistados disseram ter feito um curso a distância.
As razões que levam os estudantes a optarem por esta modalidade de ensino são, prioritariamente, a flexibilidade de horário de estudo (25%) e o preço (24%). O fato de não haver deslocamentos diários para as aulas é outra razão importante, referida por 18% dos entrevistados.
Percepção dos estudantes sobre a metodologia
No que diz respeito à eficácia do ensino a distância, a pesquisa mostrou que 43% dos brasileiros consideram que o ensino a distância funciona na prática. Outros 34% afirmam que não funciona.
Já a percepção sobre o aproveitamento dos cursos aumentou a escolaridade. Entre os que têm até a quarta série do ensino fundamental, 30% acreditam na eficácia dos cursos a distância. É essa a opinião de 52% entre os que têm ensino superior completo.