Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

12 milhões de eleitores no Rio vão às urnas neste domingo

A votação vai até as 17h e a recomendação é não deixar para comparecer na última hora

Eleições 2014|Do R7

Neste domingo (5), mais de 12 milhões de eleitores vão às urnas no Rio de Janeiro para votar para presidente, governador, senador e para deputados federal e estadual. A votação vai até as 17h, mas a recomendação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é não deixar para a última hora.

Desde sexta-feira (3), quase 30 mil policiais militares reforçam a segurança nas ruas, depois de uma semana com sucessivos confrontos em comunidades pacificadas da capital fluminense e da região metropolitana. A Polícia Civil também ampliou seu efetivo de plantão e a Força Nacional também enviou homens para assegurar o bom andamento das eleições em áreas de conflitos no Estado.

Comandantes das policiais militar e federal, com a ajuda de agentes do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), estão no Centro Integrado de Comando e Controle, no centro do Rio, para acompanhar as câmeras de monitoramento da cidade. O objetivo é coibir possíveis propagandas eleitorais irregulares, enviando equipes às pressas para interromper a infração e prender os responsáveis.

Denúncias sobre propragandas podem ser passadas ao Disque-Denúncia (2253-1177). Só é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio de adesivos, bandeiras e broches. De acordo com o TRE-RJ, é proibida a aglomeração de pessoas com material de propaganda, assim como não se pode usar altofalantes, realizar comícios, carreatas, transportar eleitores, entregar panfletos e exibir cartazes.

Publicidade

Documento obrigatório

O eleitor deve comparecer ao local de votação com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Não é necessário levar o título, desde que a pessoa saiba qual é sua zona eleitoral. Em caso de dúvida, pode-se descobrir o local de votação pelo site do TRE-RJ, na sessão “eleitor” e, depois, na opção votação.

Publicidade

Tire outras dúvidas sobre a votação e veja curiosidades sobre as eleições no Estado.

Ibope e Datafolha

Publicidade

Na última pesquisa Ibope do primeiro turno, divulgada no sábado (4), o candidato do PMDB ao governo do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, liderava a disputa para vencer a eleição no Estado, com 31% das intenções de voto, contra 23% de Anthony Garotinho (PR) e 17% de Marcelo Crivella (PRB). No levantamento anterior, divulgado em 30 de setembro, Pezão tinha 31%, contra 24% de Garotinho e 16% de Crivella.

Já no último levantamento realizado pelo Datafolha e divulgado no sábado (4), Pezão tinha a liderança com 31% das intenções de voto. Na disputa para ir ao segundo turno, Anthony Garotinho e Marcelo Crivella estavam tecnicamente empatados. O deputado federal e ex-governador do Estado tinha 21% das intenções de voto, enquanto o senador e ex-ministro da Pesca somava 19%. No levantamento anterior, publicado na quinta-feira (2), Pezão liderava com 30%, contra 21% de Garotinho e 17% de Crivella.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.