Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Coligação de Marina sinaliza apoio a Aécio no 2º turno

Partidos vão se reunir internamente para decidir o que fazer na disputa à Presidência em 2014

Eleições 2014|Bruno Lima, do R7, em Brasília

O candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, durante votação na Escola Milton Campos (Estadual Central), no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (MG), neste domingo. Ele esteve acompanhado da mulher e de correligionários
O candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, durante votação na Escola Milton Campos (Estadual Central), no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (MG), neste domingo. Ele esteve acompanhado da mulher e de correligionários

Esta semana será decisiva nas eleições presidenciais deste ano. Os 22 milhões de votos que Marina Silva (PSB) recebeu no primeiro turno são alvo de disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Isso porque a diferença entre os dois candidatos é de apenas 8,37 milhões de votos. Ao longo da semana, partidos da coligação de Marina Silva irão fazer reuniões internas e se unir para anunciar a decisão. Apesar da resistência de alguns aliados, a tendência é de apoio ao tucano no segundo turno.

Integrantes do PHS se reúnem na quarta-feira (8) para tomar uma decisão sobre o assunto. De acordo com o presidente da legenda, Eduardo Machado, há uma tendência do partido em apoiar Aécio Neves (PSDB). Entretanto, alguns posicionamentos do tucano como a defesa da redução de partidos políticos podem afastar simpatizantes. 

— Ainda vamos decidir qual o melhor caminho. Nós apoiamos a Marina, mas, como ela não foi eleita, eu entendo que a coligação não existe mais. É natural querer um novo ciclo no poder. 

Leia mais notícias de Eleições no Portal R7


O PPS também sinalizou reforço à candidatura de Aécio Neves. O deputado Roberto Freire, presidente do partido, afirmou que a decisão vai ser tomada na terça-feira (7), mas adiantou que sua preferência é Aécio. 

— Nós vamos esperar uma decisão da coligação. Mas o partido defende o apoio qualificado ao Aécio. 


Nomes fortes do PSB como o coordenador da campanha, Walter Feldman, o presidente do partido em SP, Márcio França, e o candidato a vice-presidente na chapa da legenda, Beto Albuquerque, já deixaram claro que o apoio a Dilma Rousseff no segundo turno está descartado. A decisão oficial, no entanto, só deve sair na quarta-feira (8) após reunião da executiva do partido, em Brasília.

A principal dúvida é em relação ao posicionamento da ex-senadora. Em 2010, quando recebeu 20 milhões de votos pelo PV, Marina permaneceu neutra no segundo turno entre Dilma Rousseff e o também tucano José Serra. Após o resultado da apuração de votos neste domingo (5), a ex-ministra do Meio Ambiente prometeu “tomar uma posição conjunta” com a coligação. 

Nos bastidores da campanha de Aécio, apoiadores contam com o apoio da coligação de Marina Silva. Ou pelo menos da grande maioria dos partidos da coligação. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.