Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma amplia vantagem sobre Aécio para 7 pontos, segundo Vox Populi

Presidente aparece com 48% das intenções de voto, contra 41% do senador mineiro

Eleições 2014|Do R7

O tucano Aécio Neves encerrou sua campanha hoje em Minas Gerais
O tucano Aécio Neves encerrou sua campanha hoje em Minas Gerais O tucano Aécio Neves encerrou sua campanha hoje em Minas Gerais
Dilma encerrou sua campanha em Porto Alegre
Dilma encerrou sua campanha em Porto Alegre Dilma encerrou sua campanha em Porto Alegre

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) continua à frente do senador Aécio Neves (PSDB) na disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, divulgada neste sábado (25). A petista aparece com 48% dos votos totais, contra 41% do tucano.

A vantagem de Dilma sobre Aécio passou de três para sete pontos percentuais, já que no último levantamento, de 20 de outubro, a petista tinha 46% e o tucano, 43% dos votos totais. A pesquisa de hoje, portanto, é a primeira do instituto em que Dilma aparece na liderança fora da margem de erro.

Votos brancos e nulos somam 5%, enquanto outros 5% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Considerando apenas os votos válidos — que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos —, Dilma passou de 52% para 54% na pesquisa atual, enquanto Aécio caiu de 48% para 46%.

Publicidade

A pesquisa foi realizada neste sábado com 2.000 eleitores de 147 municípios do País. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-01185/2014.

Regiões

Publicidade

Dilma Rousseff continua com desempenho melhor entre eleitores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto Aécio Neves vai melhor no Sul e no Sudeste.

No Norte/Centro-Oeste, Dilma tem 48% das intenções de voto contra 44% de Aécio — brancos e nulos são 3%, e indecisos somam 5%. No Nordeste, o placar é ainda mais elástico em favor de Dilma: 67% contra 26% de Aécio. Brancos e nulos são 3%, e indecisos totalizam 4%. 

Publicidade

No Sudeste, porém, Aécio vai melhor que Dilma nas intenções de voto: 47% a 40%. Neste caso, 7% correspondem a votos brancos e nulos, 5% são eleitores indecisos e 1% não vai votar. Por fim, no Sul, Aécio Neves tem 49% da preferência e Dilma Rousseff, 39% — brancos e nulos totalizam 5%, e indecisos atingem 7%.

Desempenho da presidente

O Vox Populi também quis saber dos eleitores a avaliação da presidente Dilma Rousseff. Os eleitores que consideram o governo "ótimo" ou "bom" totalizam 42%. Os brasileiros que julgam "regular" a forma de governar de Dilma somam outros 36%. Por fim, 21% dizem que a maneira de administrar é "ruim" ou "péssima" e 1% não respondeu à questão.

Pesquisas Ibope e Datafolha

O Ibope também divulgou na tarde de hoje um levantamento para a disputa de segundo turno. Dilma continua na liderança isolada, fora da margem de erro, mas a vantagem caiu de oito para seis pontos percentuais.

A petista aparece com 49% dos votos totais, contra 43% de Aécio. Veja aqui todos os números da pesquisa.

Outra pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, indica empate técnico entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). A presidente soma 47% das intenções de voto, contra 43% do tucano. Em votos válidos, o placar está 52% a 48% em favor da candidata à reeleição.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.