Fernando Pimentel é eleito no primeiro turno em Minas
Pela primeira vez, PT vence eleição para o governo de Minas
Minas Gerais|Do R7
Fernando Pimentel (PT), economista de 63 anos, é o novo governador de Minas Gerais. Com a vitória no primeiro turno sobre Pimenta da Veiga (PSDB), o ex-prefeito de Belo Horizonte leva o Partido dos Trabalhadores a assumir o cargo pela primeira vez na história. O petista teve 52,9% dos votos contra 41,8% do tucano.
Leia mais notícias no R7 Minas
O ex-ministro de Dilma Rousseff (PT) liderou todas as pesquisas de intenção de voto dos principais institutos durante a campanha eleitoral e não sofreu nenhuma virada. Na última semana, Pimenta da Veiga (PSDB) cresceu, sem, no entanto, conseguir levar a disputa para o segundo turno.
Na pesquisa Ibope de "boca de urna" neste domingo, o petista liderava com 53% das intenções de voto, contra 37% do adversário.
Desde 2002, com a eleição de Aécio Neves, o PSDB comandou Minas Gerais por três mandatos — duas com Aécio e uma com Antonio Anastasia. O atual governador, Alberto Pinto Coelho (PP), cumpre o restante do mandato de Anastasia.
Torturado na ditadura, Pimentel foi prefeito de BH e ministro de Dilma
A vitória de Pimentel representa também uma derrota pessoal do candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB), que bancou a candidatura de Pimenta da Veiga contra três ex-deputados tucanos que brigavam pela vaga.
Senador
O ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) foi eleito neste domingo (5) senador por Minas Gerais. Ele integrava a chapa com Pimenta da Veiga e chega pela primeira vez ao posto de senador da República. O tucano superou o empresário Josué Alencar (PMDB), apoiado por Pimentel.