Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alerta de tsunami é cancelado para Chile e Peru

Terremoto de magnitude 8,2 graus que atingiu o norte do Chile deixou pelo menos cinco mortos

Internacional|

Pacientes chegaram a ser retirado de um hospital logo após o terremoto que sacudiu o país
Pacientes chegaram a ser retirado de um hospital logo após o terremoto que sacudiu o país Pacientes chegaram a ser retirado de um hospital logo após o terremoto que sacudiu o país

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês) cancelou na madrugada desta quarta-feira (2) o alerta de tsunami emitido para Chile, Peru e outros países com litoral no oceano Pacífico, mas mantém um aviso para o Havaí, depois do terremoto de magnitude 8,2 graus na escala Richter que atingiu o norte do Chile na noite de terça-feira (1º).

"Com base nos dados disponíveis, não é esperado um grande tsunami no Estado do Havaí. No entanto, o nível do mar está mudando e podem ocorrer fortes correntes ao longo do litoral que podem ser perigosas para nadadores e embarcações, assim como para as pessoas que estejam próximas do mar", informou a NOAA em seu site.

A agência americana tinha emitido após o terremoto no Chile um alerta de tsunami para Chile, Peru e Equador, assim como um aviso para Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e El Salvador.

Governo do Chile confirma 5 mortes causadas pelo terremoto

Publicidade

Série de linchamentos causa alarde e polêmica na Argentina

As equipes do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) mediram em um primeiro momento o tremor com magnitude 8 graus na escala Richter, mas depois aumentaram para 8,2 graus e vão emitir boletins a cada hora para explicar o desenvolvimento do alerta, que estará vigente até que se especifique o contrário.

Publicidade

O governo chileno confirmou ontem a morte de cinco pessoas por consequência do terremoto. As vítimas são quatro homens e uma mulher e as causas de suas mortes foram ataques cardíacos e esmagamento, informou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, durante uma entrevista coletiva no Departamento Nacional de Emergências (Onemi, sigla em espanhol).

O Indeci (Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru) informou, em comunicado, que o tremor deixou nove pessoas levemente feridas, além de ter causado danos em sete imóveis e o desabamento de um templo, sem especificar os locais. O serviço de distribuição elétrica foi afetado nas regiões de Tacna, Moquegua e Arequipa e deverá ser restabelecido paulatinamente nas próximas horas, segundo um relatório preliminar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.