Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Assange promete se entregar se ex-soldado receber indulto

Declaração, relativa à pena de Chelsea Manning, foi feita na conta do Twitter do Wikileaks

Internacional|Da Ansa

Australiano está desde 2012 na embaixada do Equador em Londres
Australiano está desde 2012 na embaixada do Equador em Londres Australiano está desde 2012 na embaixada do Equador em Londres

Um dia após o portal "NBC News" ter afirmado que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estaria pensando em comutar a pena de Chelsea Manning, a ex-soldado que foi condenada a 35 anos de prisão por ter revelado segredos dos EUA no site Wikileaks, o fundador do site, Julian Assange, comentou o assunto.

O Twitter do Wikileaks, site que publica informações sigilosas sobre o governo norte-americano, enviou uma mensagem que Assange se extraditaria para os EUA se Manning tivesse sua pena comutada.

"Se Obama conceder a Manning clemência, Assange concordará com a extradição para os EUA mesmo que seja inconstitucional por parte do DOJ [Departamento de Justiça do país]", afirmou o tweet.

O australiano está desde 2012 na embaixada do Equador em Londres, onde pediu asilo diplomático para evitar que fosse extraditado para a Suécia, onde é acusado de agressão sexual.

Publicidade

Mais de uma vez, Assange comentou que seu real medo é, que se voltar para a Suécia, será extraditado logo em seguida para os Estados Unidos, onde é acusado de ter publicado milhares de documentos sigilosos do Exército norte-americano no Wikileaks, que foram vazados por Manning.

Assange deixará embaixada do Equador e aceita prisão se perder caso na ONU, diz Wikileaks

Publicidade

Nesta quinta-feira, a possível comutação da pena da ex-soldado também foi comentada por Edward Snowden, ex-analista de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) e responsável pelo vazamento de outros milhões documentos sigilosos do governo norte-americano à imprensa, Edward Snowden.

"Senhor presidente, se você conceder um último ato de clemência antes de sair da Casa Branca, por favor: liberte Chelsea Manning. Você sozinho pode salvar a vida dela", afirmou Snowden em sua conta no Twitter.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.