Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avião militar com quase 200 afegãos chega à Itália

Desembarque eleva para cerca de 800 o número de refugiados que chegaram ao país desde a tomada do Afeganistão pelos Taleban

Internacional|Da Ansa

Força Aérea italiana ajuda a retirar civis do Afeganistão
Força Aérea italiana ajuda a retirar civis do Afeganistão Força Aérea italiana ajuda a retirar civis do Afeganistão

Mais um voo com 195 afegãos aterrissou na Itália neste sábado (21), elevando para cerca de 800 o número de refugiados evacuados por via aérea pelo país europeu desde o fim de semana passado, quando o Taleban assumir o controle do Afeganistão

O primeiro avião pousou no aeroporto de Fiumicino, nos arredores de Roma, na última segunda-feira (16), com 74 pessoas, incluindo aproximadamente 20 afegãos. O segundo chegou na quarta, com 85 afegãos, enquanto o terceiro aterrissou no dia seguinte, com 202.

Já o quarto e o quinto voos pousaram na Itália na sexta-feira (20), carregando, respectivamente, 194 e 103 afegãos. A operação de evacuação coordenada pela Força Aérea italiana envolve 12 aeronaves e 1.500 militares.

Os refugiados são levados de Cabul, capital do Afeganistão, para o Kuwait em aviões C-130 da Aeronáutica e depois viajam até Roma em Boeings KC-767, que têm maior capacidade.

Publicidade

As Forças Armadas italianas mantiveram até junho passado uma base militar em Herat, como parte da missão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no país asiático.

A retirada das tropas ocidentais, no entanto, permitiu o rápido avanço do Talibã, que havia sido destituído pela invasão americana em 2001 e reconquistou o país no último fim de semana, quase sem enfrentar resistência.

Em fuga, afegãos são recebidos em vários países do mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.