Bento 16 pode mudar regras para antecipar escolha do próximo papa
Cardeais já estão se consultando por e-mail e telefone para desenhar o perfil do homem ideal para comanda a igreja nos próximos anos
Internacional|Do R7, com agências internacionais
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou nesta quarta-feira (20) que o papa Bento 16 estuda mudar as regras do conclave que irá definir seu sucessor, o que, na prática, poderia antecipar o início do processo de escolha.
"O Papa está pensando na publicação de um ‘Motu Proprio’" para definir alguns pontos sobre o conclave, explicou Lombardi. O “Motu Proprio” é uma espécie de normativa da Igreja Católica emitida pelo próprio papa.
Segundo Lombardi, Bento 16 está avaliando alterar até o dia de sua renúncia, 28 de fevereiro, duas regras expedidas por seu antecessor, João Paulo 2º. Uma delas fala sobre o período de vacância, enquanto a outra trata do início do conclave.
A segunda, emitida pelo polonês João Paulo 2º em 1996, determina que um conclave se inicie entre 15 e 20 dias após o cargo estiver vago. Como Bento abandonará o cargo no dia 28 de fevereiro, isso significa que o conclave não poderia começar antes de 15 de março.
Presença no conclave de cardeais ligados à pedofilia gera polêmica
Livro revela cartas secretas do papa Bento 16
Mas, para alguns cardeais, o conclave deveria começar mais cedo, para que a Igreja Católica Apostólica Romana não fique tantos dias sem um líder.
O vice-prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, Ambrogio Piazzoni, apresentou à agência de notícias Ansa uma breve explicação da história dos conclaves e o impacto das possíveis novas regras papais.
— [As regras do conclave estabelecem que] os cardeais presentes em Roma esperarão 15 dias pela chegada dos outros. Isso significa que, se os outros cardeais já estiveram em Roma [na data da renúncia], não terão que esperar nada.
Conheça por dentro o palácio onde o papa mora no Vaticano
Conheça as polêmicas do papado de Bento 16
Segundo Piazzoni, os cardeais "atrasados" podem participar do conclave depois do início dos trabalhos.
— São permitidos aos atrasados chegarem ao conclave iniciado, mas não terminado. O papa é o único que pode intervir na legislação relativa ao conclave. Se o papa Bento 16, às 19h59 do dia 28 de fevereiro, decidir novas regras, são elas que serão seguidas nos próximos conclaves.
Quando o conclave começar, um total de 117 cardeais poderão se tornar o papa da Igreja Católica.
Segundo a agência de notícias Reuters, os cardeais já estão se consultando por e-mail e telefone para desenhar o perfil do homem ideal para comanda a igreja nos próximos anos.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia