Logo R7.com
RecordPlus

Chile vive novo dia de protestos contra a desigualdade social

Distúrbios retornaram às ruas chilenas com confrontos violentos entre grupos e forças de segurança. Também foram realizados panelaços

Internacional|Da EFE

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Ônibus destruído após protestos deste domingo
Ônibus destruído após protestos deste domingo

Os distúrios retornaram às ruas do Chile neste domingo (20), com epicentro na Praça Baquedano — também conhecida como Praça Itália — da capital e confrontoentre grupos violentos e forças de segurança em meio a uma nova manifestação contra as desigualdades do país.

Leia mais: Chile decreta toque de recolher em Santiago, Concepción e Valparaíso


A praça no centro de Santiago é o ponto de encontro de pessoas que chegam de todas as avenidas próximas, algumas com atitude violenta, lançando paralelepípedos e pedras em direção aos policiais, derrubando semáforos e placas.

Leia mais: Chile anuncia plano sobre tarifas do metrô após violentos protestos


Outras pessoas protestam pacificamente com panelaços em uma nova demonstração do descontentamento com o aumento do custo de vida e as desigualdades do país.

Leia mais: Como alta em tarifa de metrô detonou maior onda de protestos em décadas no Chile


O aumento do preço do metrô na semana passada foi o estopim da insatisfação popular, que gerou violentos distúrbios, desde a queima de estações de metrô até saques a estabelecimentos comerciais.

Leia mais: Chile decreta toque de recolher em Santiago, Concepción e Valparaíso


Por esses distúrbios, a Região Metropolitana, na qual fica a capital do país, se encontra em estado de emergência, o que concede ao Exército a responsabilidade de manter a ordem.

A medida também vale para outras quatro regiões do país: Valparaíso (centro), Concepción (sul), as cidades de Coquimbo e La Serena, na região de Coquimbo (norte), e a cidade de Rancagua, em O'Higgins (centro), desde a madrugada deste domingo.

Para Santiago, Valparaíso e Concepción também foi adotado até as 7h hora desta manhã (horário de Brasília) um toque de recolher que proibiu a liberdade de movimento da população. Mesmo assim, alguns incidentes continuaram a ocorrer até o amanhecer, principalmente saques em supermercados.

As autoridades já anteciparam que o toque de recolher também será adotado nesta noite em Concepción, das 22h até as 6h de segunda-feira.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.