Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confrontos na Ucrânia impedem visita ao local do acidente com avião da Malásia

O avião da Malaysia Airlines foi abatido na região de Donetsk, na fronteira da Rússia com a Ucrânia

Internacional|

A área onde caiu o avião é comandada por rebeldes pró-russos
A área onde caiu o avião é comandada por rebeldes pró-russos A área onde caiu o avião é comandada por rebeldes pró-russos

Os combates ao redor do local da queda do avião malaio, derrubado na Ucrânia, impediram que especialistas internacionais visitassem o local neste domingo (27), embora a Malásia tenha dito que os separatistas haviam concordado em permitir o acesso de policiais e investigadores internacionais.

O governo ucraniano informou que suas tropas estavam avançando em direção ao local do acidente, para tentar livrá-lo dos rebeldes que têm impedido o trabalho de monitores internacionais e a quem Kiev acusa de adulterar provas que apontem quem derrubou o avião.

"Todas as nossas tropas estão tentando chegar lá para libertar esse território, para que possamos garantir que os especialistas internacionais possam fazer uma investigação completa do local e recolher todas as provas necessárias para deduzir o verdadeiro motivo dessa tragédia", disse Andriy Lysenko, um porta-voz do Conselho de Segurança da Ucrânia.

Monitores internacionais disseram que o próprio combate pode afetar o local do acidente, ressaltando a crescente complexidade de tentar descobrir quem derrubou o avião. Líderes do Ocidente acreditam que ele foi derrubado por engano por separatistas armados por Moscou. A Rússia sugeriu que a culpa seria das forças ucranianas.

Publicidade

Combate em cidade do leste da Ucrânia mata 30 civis

Grã-Bretanha diz ser "provável" que MH17 tenha sido derrubado com ajuda da Rússia

Publicidade

Prefeito de cidade ucraniana é assassinado a tiros

Em Dontesk, Alexander Hug, vice-chefe da Organização para a Segurança e Cooperação da missão da Europa de monitoramento na Ucrânia, disse que os monitores não vão visitar o local neste domingo.

Publicidade

"A situação no local parece estar perigosa... portanto decidimos ir até lá amanhã de manhã", disse Hug. "Os combates na região provavelmente afetarão o local do acidente", disse Hug.

Os separatistas ainda estão controlando a região onde o voo MH 17 da Malaysia Airlines foi abatido no inicio do mês, mas os confrontos nas regiões ao leste de Donetsk e Luhansk têm sido intensos, pois o governo ucraniano está tentando expulsá-los. Havia confrontos intensos em pelo menos cinco locais diferentes neste domingo.

Mais cedo, o primeiro-ministro da Malásia, Najuub Razak, disse que um acordo fechado com o líder separatista Aleksander Borodai, ia "oferecer proteção para os investigadores internacionais de acidentes", para que eles possam recuperar corpos e determinar a causa do acidente.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.