Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem morto em aeroporto em Paris planejava "morrer por Alá", diz promotor

Agressor tentou roubar um rifle numa aparente tentativa de atirar em passageiros no sábado (18)

Internacional|

Policiais chegaram a evacuar aeroporto
Policiais chegaram a evacuar aeroporto Policiais chegaram a evacuar aeroporto

Um homem morto a tiros por soldados no aeroporto de Orly, em Paris, no sábado (18), gritou que estava no local para "morrer por Alá" e tentou roubar um rifle de assalto, numa aparente tentativa de abrir fogo contra passageiros, disseram promotores.

O mais recente de uma série de ataques na França forçou o esvaziamento do segundo aeroporto mais movimentado do país e intensificou a presença do tema da segurança na agenda antes da eleição presidencial francesa.

O agressor, identificado como Ziyed Ben Belgacem, chegou ao aeroporto de Orly na manhã de sábado, soltou uma mala que continha uma lata de combustível e agarrou uma mulher integrante da Força Aérea, que era parte de uma patrulha que estava no aeroporto, disse o promotor de Paris François Molins.

Homem é morto a tiros após roubar arma de militar em aeroporto de Orly, em Paris

Publicidade

Usando a militar como escudo, ele colocou uma pistola contra a cabeça dela e gritou aos demais soldados que estavam com ela: "Baixem suas armas. Baixem suas cabeças. Estou aqui para morrer por Alá. Em qualquer caso, haverá mortes".

Os outros soldados então dispararam e mataram Belgacem.

Publicidade

Molins disse que o agressor, que tentou roubar o rifle de assalto da militar, parecia disposto a realizar um ataque grave.

— Dada a violência mostrada nas imagens... você sente que ele estava determinado a fazer isso. Tudo leva a crer que ele queria roubar o rifle para que houvesse mortes e para que ele disparasse contra as pessoas.

Publicidade

Junto ao corpo do agressor, a polícia encontrou uma edição do Al Corão e 750 euros. Na casa dele, foram encontrados vários gramas de cocaína, um facão e moeda estrangeira, disse Molins.

Os promotores estão investigando uma série de crimes relacionados ao terrorismo, inclusive tentativa de homicídio.

A escolha do alvo feita por Belgacem e as evidências de que ele tenha se radicalizado justificam o lançamento de uma investigação sobre terrorismo, disse Molins.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.