Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índia proíbe aplicativo após taxista ser acusado de estupro

Motorista contratado por meio do Uber foi detido, acusado de violentar a cliente

Internacional|

Mulheres saíram às ruas de Nova Déli para protestar contra o suposto estupro no táxi
Mulheres saíram às ruas de Nova Déli para protestar contra o suposto estupro no táxi Mulheres saíram às ruas de Nova Déli para protestar contra o suposto estupro no táxi

O Departamento de Transporte de Nova Déli proibiu nesta segunda-feira (8) a atividade do aplicativo Uber, depois que o motorista de um táxi contratado por meio desta empresa foi detido acusado de estupro, informou uma fonte oficial.

"Levando em conta a violação [de normas de transporte] e o horrível delito cometido pelo motorista", todas as atividades desta companhia americana foram proibidas "com efeito imediato", explicou o Departamento em comunicado.

A empresa foi incluída em uma lista negra que a exclui dos provedores de transporte no denominado território da capital nacional, que inclui Nova Déli e cidades satélite que somam cerca de 20 milhões de habitantes.

O motorista estava em posse de uma licença de taxista, mas o serviço contratado através deste site "transgredia" a legislação em transportes e a empresa "mal informou" à passageira sobre o serviço que contratava, assegura a nota.

Publicidade

Mulheres sob ameaça: indianas são vítimas de estupros, agressões e outros crimes brutais

Três irmãs e três destinos: esterilizações em massa na Índia matam 15

Publicidade

O taxista Shiv Kumar Yadav se encontra detido por ordem judicial acusado do suposto estupro de uma mulher na sexta-feira (5) pela noite, segundo publica o jornal local Hindustan Times.

Yadav passou quase dois anos na prisão desde 2011 por estuprar uma mulher que utilizava seus serviços de táxi em Gurgaon, uma cidade satélite de Nova Déli, embora tenha sido absolvido em 2013 após o tribunal responsável encontrar contradições no testemunho da vítima, afirmaram fontes policiais este meio.

Publicidade

O diretor-executivo da companhia americana, Travis Kalanick, condenou em comunicado este "desprezível delito" e expressou o apoio da empresa à vítima e à sua família "para sua recuperação".

Kalanick acrescentou que a empresa colaborará com as autoridades para "estabelecer um claro histórico de verificação [dos motoristas], atualmente ausente nos programas de licenças de transporte comercial" na cidade e sua área metropolitana.

O diretor é um dos fundadores deste serviço de veículos de aluguel e transporte partilhado criado em São Francisco em 2009, que opera em vários países mediante uma aplicação de telefonia celular.

As informações sobre ataques sexuais na Índia aparecem a cada dia nos meios de comunicação, como consequência do forte impacto que teve na sociedade indiana o estupro em grupo e morte de uma estudante universitária em Nova Déli há dois anos.

Esse estupro gerou múltiplos protestos e abriu um debate sem precedentes sobre a situação da mulher no país, o que levou ao governo a endurecer as leis contra os agressores sexuais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.