Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder supremo do Irã põe em dúvida Holocausto e critica falta de liberdade sobre questão

Colocar Holocausto em dúvida "é um dos maiores pecados" na Europa, diz aiatolá

Internacional|

Ali Khamenei criticou "falta de liberdade" na Europa para debater o Holocausto
Ali Khamenei criticou "falta de liberdade" na Europa para debater o Holocausto Ali Khamenei criticou "falta de liberdade" na Europa para debater o Holocausto

Em seu tradicional discurso do primeiro dia do Ano Novo persa, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, colocou em dúvida a existência do Holocausto e criticou a "falta de liberdade" na Europa para debater a questão.

— Em países europeus ninguém tem coragem para falar do Holocausto. Sobre o Holocausto não se sabe se a origem deste assunto é verdade ou não. Se é verdade: como foi? Formar uma opinião do Holocausto, colocá-lo em dúvida é um dos maiores pecados [na Europa]. Isto é impedido. Prendem as pessoas. Prenderão qualquer um, perseguirão judicialmente. E asseguram serem os defensores da liberdade.

O líder supremo se dirigiu à nação na manhã desta sexta-feira (21) no templo de Imam Reza, em Mashhad, como se faz em todo dia primeiro do ano novo persa (Nouruz).

Avião desaparecido pode estar em uma das áreas mais isoladas do planeta

Publicidade

Veja dez teorias sobre o paradeiro do voo

O discurso foi transmitido ao vivo pelas emissoras locais.

Publicidade

Khamenei pediu que a nação ajude a melhorar a economia sem esperar que a comunidade internacional retire as sanções que bloqueiam o país há uma década e que foram reforçadas em 2010.

— Podemos fazer florescer a economia se focamos toda nossa vontade nisso. Não devemos esperar ajuda do inimigo nem esperar que se retirem as sanções ou se chegue a um acordo. Que vão para o inferno. Veremos o que podemos fazer nós mesmos.

Publicidade

Segundo ele, as sanções contra o Irã são ineficazes, como mostram os grandes progressos científicos nos campos nuclear, celular, na indústria de defesa e na nanotecnologia, obtidos apesar das instituições educativas estarem impedidas de realizar intercâmbio com o exterior.

— Deixemos que o inimigo se cegue de inveja porque fazemos progressos em aviões não tripulados e na indústria de mísseis.

O líder supremo pediu que os iranianos permaneçam fortes.

— A nação iraniana tem que se fortalecer, essa é minha palavra. Se uma nação não quer ser forte e permanece fraca, será dominada. Será pressionada. Se uma nação não quer ser forte os dominadores vão chantageá-la. Se puderem, a insultarão e a pisotearão.

Segundo ele, os iranianos "permanecem fiéis" ao sistema islâmico, à República Islâmica e à bandeira içada do islã".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.