Internacional

25/12/2012 às 13h36 (Atualizado em 25/12/2012 às 15h17)

Maduro diz que Chávez caminha e já dá ordens por telefone

Segundo afirmou o vice, o presidente ligou pessoalmente e conversou por 20 minutos

EFE

Presidente venezuelano Hugo Chávez foi homenageado até na Nicarágua EFE/Mario López

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que recebeu uma "ligação direta" de 20 minutos do líder do país, Hugo Chávez, que já está caminhando, fazendo exercícios e lhe passou "um conjunto de ordens de trabalho".

Em um contato telefônico com o canal estatal "VTV" pouco antes da meia-noite da segunda-feira (24) e divulgado agora pouco pelo site da emissora, Maduro indicou que o governante lhe pediu para "saudar a todo o povo da Venezuela, especialmente às crianças" no dia do nascimento de Jesus.

"De acordo com o que me contou em uma conversa de 20 minutos, estava caminhando e praticando exercícios que fazem parte de seu tratamento diário", acrescentou o também chanceler, que assegurou que Chávez lhe comentou em várias oportunidades que "estava fazendo bastante frio em Havana".

Veja a galeria do dia

Maduro diz que processo de recuperação de Chávez se consolida "dia após dia"

Esta é a primeira oportunidade na qual Maduro afirma ter falado diretamente com o presidente, de 58 anos, que no último dia dezembro se submeteu à quarta intervenção cirúrgica nos últimos 18 meses por causa da reaparição do câncer diagnosticado em meados de 2011.

Assinalou que Chávez "está atento a vários assuntos" e que lhe deu "um conjunto de ordens de trabalho", que começaram a "aplicar", e confirmou que a partir de hoje terá "um conjunto de reuniões" para analisar temas como a economia, o orçamento do próximo ano e o plano de Governo para o período 2013-2019.

"Praticamente durante os 20 minutos, 15 minutos foram de instruções e ordens sobre temas vitais da economia do país, dos planos sociais, do plano da pátria", acrescentou Maduro.

O vice relatou que o chefe de Estado perguntou sobre a posse dos 20 governadores chavistas que ganharam as eleições regionais de dezembro, nas quais a oposição conquistou apenas três estados.

"Vamos preparar um conjunto de relatórios para fazer chegar a Havana ao comandante presidente toda esta informação", comentou.

Maduro revelou ainda que Chávez está na ilha na companhia de suas filhas, filho, netos e netas, assim como com seu genro e ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza. "Muito atento aos temas, muito ânimo, muita luz, muita força sempre", continuou o vice, salientando o "amor profundo" de Chávez pela pátria, pelo povo, "por nosso presente e nosso futuro".

"O melhor presente que podíamos receber neste Natal recebemos: uma ligação de nosso comandante presidente com orientações precisas sobre diversos temas e com uma grande saudação de amor e um grande abraço a todo o povo da Venezuela e aos povos irmãos do mundo", completou Maduro.

Horas antes, o ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, havia informado em mensagem ao país que o presidente experimentava uma "ligeira melhoria de sua condição", e que tinha enviado saudações de Natal aos venezuelanos. 

 

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Veja o vídeo:

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Homem das cavernas

Iraniano não toma banho há 60 anos e usa pedaço de cano como cachimbo

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Imagens do ano

Entre sorrisos e lágrimas: veja as imagens mais emocionantes de 2013

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Desumano

Menino de 11 anos vive acorrentado como cachorro pela família na China

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Perturbador

Crimes brutais chocaram o mundo em 2013. Veja os casos mais macabros

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Internacional

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!