Pesquisas apontam neonazistas no Parlamento europeu pela primeira vez
Partido grego Amanhecer Dourado poderá enviar até três deputados para sede da Eurocâmara
Internacional|Do R7
Candidatos de formações neonazistas poderão ingressar pela primeira vez no Parlamento Europeu, de acordo com pesquisas de boca de urna sobre as eleições europeias realizadas neste domingo (25).
Com a expectativa de conquistar entre 9% e 10% dos votos, segundo projeções, o partido neonazista grego Amanhecer Dourado poderá enviar de dois a três deputados para Estrasburgo, sede da Eurocâmara, no leste da França).
Vietnamita põe fogo em si mesma
Ainda mais simbólico, o partido neonazista alemão NPD (Partido Nacional-Democrata da Alemanha) poderá enviar um deputado.
O Amanhecer Dourado foi fundado nos anos 1980 por Nikos Mihaloliakos, que nunca escondeu sua admiração por Adolf Hitler e, em 2012, negou publicamente o extermínio dos judeus por parte dos nazistas. Hoje, é o terceiro partido na Grécia, canalizando a raiva dos gregos com a crise e com a receita de austeridade imposta como remédio para o país.
ONU cobra mais ações do Vaticano contra a pedofilia
O NPD alemão é abertamente xenófobo, antissemita e antidemocrático. No ano passado, os Estados regionais alemães lançaram uma campanha para proibir esse partido, que conta com cerca de 6.000 militantes.