Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente eleito da Argentina defende suspensão da Venezuela do Mercosul

Oposição venezuelana saudou a vitória do conservador Mauricio Macri

Internacional|

Macri, de 56 anos, derrotou o candidato governista Daniel Scioli por uma margem de menos de três pontos percentuais
Macri, de 56 anos, derrotou o candidato governista Daniel Scioli por uma margem de menos de três pontos percentuais Macri, de 56 anos, derrotou o candidato governista Daniel Scioli por uma margem de menos de três pontos percentuais

A oposição da Venezuela saudou nesta segunda-feira (23) a vitória do político conservador Mauricio Macri no segundo turno da eleição presidencial da Argentina, na qual viu um golpe nos governos de esquerda da América Latina e um bom presságio para seu próprio duelo com o chavismo na votação parlamentar do mês que vem.

Macri, de 56 anos, derrotou o candidato governista Daniel Scioli por uma margem de menos de três pontos percentuais, uma rejeição à condução da economia e ao estilo de liderança da atual presidente, Cristina Kirchner.

O resultado foi uma decepção para os socialistas no governo venezuelano, que eram próximos de Cristina e de seu antecessor e marido, o falecido Nestor Kirchner.

Macri, por sua vez, defende a suspensão da Venezuela do Mercosul por supostos abusos de direitos cometidos pelo governo do mandatário do país vizinho, Nicolás Maduro.

Publicidade

— É evidente que a cláusula [democrática] do bloco deve ser invocada porque as acusações são claras e sem dúvidas não foram inventadas.

Presidenta argentina tem mais de 50 denúncias por violação da lei eleitoral

Publicidade

Macri terá que fazer coligação política para governar, diz analista político

"A Argentina, a Venezuela e a América Latina ganharam. A democracia e a liberdade ganharam", declarou Maria Corina Machado, ex-parlamentar e opositora ferrenha de Maduro e de seu falecido mentor, Hugo Chávez.

Publicidade

O setor opositor da Venezuela enfrenta o Partido Socialista Unido da Venezuela no dia 6 de dezembro em um pleito parlamentar no qual pode conquistar a maioria da Assembleia Nacional pela primeira vez em 15 anos.

A oposição vê a eleição iminente como o começo do fim do chavismo, embora o governo também preveja vitória e tenha alguma vantagem em certos colégios eleitorais e na sua capacidade de mobilização.

Pesquisas mostram a oposição na frente na preferência do eleitorado, principalmente devido à revolta com a economia: a maior inflação do mundo, recessão e escassez generalizada de produtos básicos.

"A sociedade argentina queria mudança e a conseguiu, democraticamente e em paz. Nós, venezuelanos, também o conseguiremos!", declarou Ramón Muchacho, prefeito opositor de Caracas.

Alguns líderes opositores enfatizaram como Scioli aceitou a derrota rápida e elegantemente.

"Espero que a senhorita Lucena veja como eleições são realizadas. Acesso à informação!", afirmou Henrique Capriles, que denunciou em vão uma fraude na eleição presidencial de 2013, que perdeu para Maduro por pouco, referindo-se a Tibisay Lucena, presidenta do Conselho Nacional Eleitoral de seu país.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.