Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sinal que viralizou nas redes sociais salva a vida de mulher nos EUA

Gesto foi criado por uma fundação canadense para que vítimas de violência doméstica pudessem pedir ajuda durante a pandemia

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Gesto é usado para indicar uma situação em que a vítima precisa de socorro
Gesto é usado para indicar uma situação em que a vítima precisa de socorro Gesto é usado para indicar uma situação em que a vítima precisa de socorro

No início desta semana, um sinal feito com a mão, chamado de "signal for help" ("sinal de ajuda", em português), fez com que uma mulher fosse salva no Tennessee, nos Estados Unidos. O gesto se tornou viral no TikTok ao ajudar vítimas de violência durante a pandemia. 

Segundo informações da Fox News Digital, o movimento com as mãos foi utilizado por uma moça em uma loja de conveniência, no condado de Hickman, para avisar que estava em perigo. O cliente Eric Streeval pediu para um caixa do local ligar para a polícia assim que viu a mulher gesticulando e pronunciando a palavra "socorro".

O homem então fotografou a placa da caminhonete em que ela entrou e policiais perseguiram o veículo até que o motorista colidiu com uma viatura. Jonathan Smith, de 31 anos, estava no volante e foi preso, acusado de sequestro e violência doméstica. A vítima não ficou ferida.

O sinal foi criado, no início da pandemia, pela Canadian Women’s Foundation, organização pública focada na igualdade de gênero. O gesto é utilizado como uma forma simples e discreta de as pessoas mostrarem que precisam de ajuda, principalmente em situações de violência doméstica. O movimento é feito com a palma da mão para fora, o polegar fechado para dentro e os demais dedos flexionados para prendê-lo.

Publicidade

Outro caso

Essa não foi a primeira vez em que o gesto ajudou a salvar uma mulher de uma situação de risco. Em novembro de 2021, o ‘signal for help’ salvou uma garota de 16 anos de um sequestro na Carolina do Norte, nos EUA.

A adolescente também aprendeu o sinal no TikTok e fez o gesto enquanto estava dentro de um carro. Um motorista na estrada viu e chamou a polícia, que descobriram que a adolescente estava desaparecida há dois dias. 

Publicidade

Leia também

Como o sinal surgiu?

A vice-presidente de iniciativas comunitárias da organização canadense, Anuradha Dugal, disse à Fox News Digital, em novembro do ano passado, que a fundação sabia que havia um aumento nos índices de violência doméstica no início da pandemia. Em resposta, foi criado o gesto, uma ferramenta visível para pedir ajuda por meio de bate-papos por vídeo, sem precisar enviar nada ou deixar rastros, o que poderia ser encontrado por um agressor. 

Anuradha ainda disse que este sinal específico foi escolhido porque pode ser feito com apenas uma mão e não é um gesto normal que alguém usaria enquanto fala. Além disso, o ‘Signal For Help’ foi criado consultando os membros da comunidade surda e não significa nada na Língua de Sinais Americana.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.