Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Síria convida autoridades da ONU a discutir sobre armas químicas

O governo insiste que a investigação da ONU seja focada em um incidente atribuído à oposição

Internacional|Do R7


O governo sírio convidou dois funcionários de alto escalão das Nações Unidas a Damasco para discutir a suposta utilização de armas químicas no conflito, indicou nesta segunda-feira (8) o embaixador da Síria na ONU, Bashar Jaafari.

O convite foi dirigido a Ake Sellstrom, investigador sueco nomeado pela ONU para liderar uma investigação sobre o uso de armas químicas na Síria, e Angela Kane, representante da ONU para o desarmamento.

Trata-se de "discutir o mecanismo e os termos de referência da missão" de investigação instituída em março, disse o embaixador à imprensa.

Professoras trocam giz por metralhadora para lutar na guerra civil da Síria


O governo insiste que a investigação da ONU seja focada em um incidente atribuído por Damasco à oposição síria que ocorreu no dia 23 de março em uma zona próxima a Aleppo (norte).

Segundo as Nações Unidas, Damasco rejeita que a ONU investigue acusações semelhantes contra o Exército sírio feitas por Londres e Paris, que se referem a incidentes no centro do país no dia 23 de dezembro de 2012.


Esta divergência fez com que até o momento a missão de investigação não tenha viajado à Síria.

Consultado sobre o convite do governo sírio, o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky, disse que a organização deve analisar o convite antes de dar uma resposta, mas lembrou que a ONU insiste em ter um "amplo acesso às zonas onde há acusações".


O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.