Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Venezuela fecha duas padarias e prende quatro padeiros em combate a "guerra do pão"

Estabelecimentos são acusados de complô para causar problemas com desabastecimento

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Governo venezuelano expeliu mandados de expropriação de padarias
Governo venezuelano expeliu mandados de expropriação de padarias Governo venezuelano expeliu mandados de expropriação de padarias

O governo venezuelano prendeu quatro padeiros e fechou duas padarias nesta semana por eles terem utilizado trigo para produzir alimentos como brownies e outros tipos de alimentos que são vendidos por preços mais caros. A titude é vista pelo governo uma espécie de complô para induzir a escassez de pães mais simples e causar problemas com desabastecimentos.

O regime do presidente Nicolás Maduro obriga que pelo menos 90% da matéria prima seja utilizada para preparar pães com valores mais acessíveis.

Segundo os Comitês Locais de Abastecimento e Produção (CLAPs), a expropriação dos locais ainda foi realizada com base em acusações de cobrança de preços mais altos de baguetes.

O último preço fixado para o pão era de 250 bolívares (US$ 0,35 na taxa oficial mais alta); entretanto, nas ruas pode-se conseguir por até 900 bolívares (US$ 1,20).

Publicidade

Para garantir que a ordem continue sendo cumprida, Maduro enviou inspetores e guardas a mais de 700 padarias do país em uma medida para evitar que a Venezuela volte a sofrer com a falta de produtos básicos para a população.

O governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) diz que empresários pró-oposição sabotam a economia do país estocando produtos e aumentando preços. "Aqueles por trás da 'guerra do pão' irão pagar, e não deixem que digam mais tarde que é perseguição política", havia alertado Maduro no início da semana.

Críticos afirmam que o governo é o responsável por persistir com políticas de preços e controles cambiais ineficazes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.