Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Yoani Sánchez se reúne hoje com jornalistas brasileiros

A blogueira cubana, que pretende abrir um jornal em seu país, quer conversar sobre o trabalho da imprensa e liberdade de expressão

Internacional|Felipe de Oliveira, do R7

Yoani aproveitou a manhã de sol de ontem para conhecer os principais cartões-postais do Rio de Janeiro
Yoani aproveitou a manhã de sol de ontem para conhecer os principais cartões-postais do Rio de Janeiro Yoani aproveitou a manhã de sol de ontem para conhecer os principais cartões-postais do Rio de Janeiro

A blogueira cubana Yoani Sánchez programou para a manhã desta segunda-feira (25) um café da manhã com jornalistas para conhecer seu trabalho e saber como funciona a liberdade de imprensa no país.

Ontem (24), durante visita ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, a dissidente afirmou que pretende abrir um jornal em Cuba.

— Quando voltar para Cuba, pretendo criar um jornal. Vou tentar usá-lo para realizar denúncias e ajudar o povo. Estou me inspirando com os brasileiros e vou levar uma boa mensagem de tudo que conheci e aprendi aqui. Tenho recebido diversas mensagens de carinho e muita solidariedade. Isso me alegra muito.

Yoani, que aproveitou a manhã de sol de ontem para conhecer os principais cartões-postais da Cidade Maravilhosa, também comparou a situação vivida no Brasil e em Cuba e disse que, em relação à liberdade de expressão, existe um abismo entre os dois países.

Publicidade

— Há um abismo entre Brasil e Cuba. Liberdade é uma palavra proibida lá. Aqui se pode planejar e realizar tudo. Lá, não. Estou aprendendo muito com os brasileiros. Vim aqui justamente para conhecer aqueles que leem o meu blog e para falar sobre o meu livro.

Blogueira cubana planeja abrir jornal após viagem ao Brasil

Publicidade

"Brasil precisa ser mais duro com Cuba", diz Yoani Sánchez

Regime cubano agora quer matar minha imagem, diz blogueira

Publicidade

Sobre a sessão da Assembleia Nacional de Cuba, que foi realizada ontem com a presença de Fidel Castro e do irmão, Raúl Castro, Yoani afirmou que ainda está buscando informações sobre o que ocorreu, mas não espera novidades.

— Estou buscando notícias sobre o que aconteceu no meu país, mas por enquanto não acredito que tenha muita surpresa. Acredito que tive mais surpresa com o teleférico do que com o resultado da Assembleia. Vou estar atenta e qualquer coisa vou divulgar nas redes sociais.

Raúl Castro é reeleito presidente de Cuba para os próximos 5 anos

Blogueira cubana visita cartões-postais do Rio neste domingo

Yoani passou a semana ouvindo gritos de protesto contra ela e discursando sobre liberdade de expressão. Ela foi alvo de manifestações de esquerda em Pernambuco, Bahia, São Paulo e Brasília.

Relembre: Cuba nega pedido da blogueira Yoani Sánchez para viajar ao Brasil

Com reforma migratória, agências de viagem de Miami recebem cubanos

No Rio de Janeiro, Yoani foi recebida no aeroporto Santos Dumont, no centro, em clima de calmaria. Sem a presença de manifestantes, ela foi recepcionada com flores pelo deputado Otavio Leite (PSDB), que esteve ao seu lado durante todo o dia.

Ela deve embarcar ainda nesta segunda-feira para a República Tcheca. Esta foi a primeira vez em cinco anos que Yoani conseguiu visto para sair de Cuba, depois de 20 tentativas vetadas pelas autoridades do país.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.