Número de homicídios cai e roubos disparam em Minas
Nos oito meses de 2014, roubos subiram 22% no Estado; homicídios caíram 2%
Minas Gerais|Do R7
O número de roubos disparou em Minas Gerais nos oito primeiros meses de 2014 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 22% mais ocorrências registradas no Estado.
Segundo dados divulgados pela Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social), 60.224 casos de roubos foram registrados em Minas entre janeiro e agosto deste ano. No ano passado, o número chegou a 48.979. O mesmo crime também cresceu na Grande Belo Horizonte, onde houve avanço de 24%. Na capital mineira o número de roubos subiu 23%.
Já o registro de homicídio diminuiu na mesma comparação. Em Minas, a queda foi 2%: foram 2.652 mortes nos oito primeiros meses deste ano contra 2.721 em 2013. O índice também caiu na região metropolitana de Belo Horizonte e na capital, onde houve redução de 12%.
O crime de estupro também apresentou queda, conforme os boletins de ocorrência registrados. No Estado, foram 18% menos crimes. Em Belo Horizonte a redução chegou a 6% e na região metropolitana, 23%.
A Seds acredita que os índices devem cair mais nos próximos meses. A secretaria informou ainda que vai tentar controlar as ocorrências de roubo. Entre os investimentos previstos estão a entrega, até o fim do ano, de 700 câmeras de monitoramento do Programa Olho Vivo em 16 cidades.
A instalção de GPS nas viaturas também é uma aposta para combater a criminalidade. Ao todo, 1.700 viaturas no Estado estão com os equipamentos instalados. Até o final do ano, 2.500 veículos serão equipados com o aparelho, o que deve melhorar o atendimento a emergências policiais.