Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretária de Meio Ambiente defende legalidade de mineração na Serra do Curral

Audiência na ALMG ouviu representantes do governo e da mineradora, além de responsáveis pelo licenciamento

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Deputados ouviram representantes do governo
Deputados ouviram representantes do governo Deputados ouviram representantes do governo

A secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, defendeu, nesta quinta-feira (5), a legalidade da aprovação do complexo minerário da Tamisa na Serra do Curral, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A avaliação da representante do governo foi dada durante audiência realizada na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). No encontro, Marília ressaltou que a empresa atendeu os requisitos legais.

A secretária também destacou que foram realizadas audiências públicas para ouvir a sociedade e que a Tamisa (Taquaril Mineração S.A.) respondeu à pasta os pedidos de 128 informações complementares solicitadas pela equipe da pasta.

Rodrigo Ribas, responsável por uma das análises técnicas da secretaria, refutou a crítica de ambientalistas em relação à geração de poeira para as famílias que moram próximo à serra. Ele também reafirmou que as análises foram técnicas e não "políticas".

Publicidade

Os deputados também ouviram representantes do conselho responsável por liberar as licenças do empreendimento no último sábado (30) e da mineradora. Leandro Amorim, consultor da Tamisa, reafirmou que a empresa atendeu aos requisitos legais e, assim, não pretende desistir do projeto.

Críticas

Por outro lado, ambientalistas e membros da sociedade civil criticaram o empreendimento, alertando para riscos para a fauna, flora, meio ambiente e segurança hídrica. Outro ponto levantado foi em relação ao processo de tombamento da serra, que aguarda parecer do Conep (Conselho Estadual do Patrimônio Cultural).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.