Citroën revela nova geração do C3 que será produzida no Brasil
Mini SUV pode ser equipado com motor 1.0 turbo de 120 cv
Autos Carros|Do R7
Depois de ser flagrado várias vezes e de um teaser apresentado nesta semana, a nova geração do Citroën C3 2023 foi revelada por completo. Ou em parte. O mini SUV, que será produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, só será lançado no primeiro trimestre do próximo ano. A novidade deve ser equipada com o motor 1.0 turbo de 120 cv do Fiat Pulse, além do tradicional motor 1.6 aspirado de 115/118 cv a 5.750rpm.
NOVO CITROËN C3 VAI VIRAR SUV e bater de frente com FIAT PULSE, NISSAN MAGNITE E RENAULT KIGER. Veja o vídeo!
Em relação ao design, a dianteira do modelo conta com faróis de iluminação diurna dispostos em formato de Y, uma vez que estão interligados com uma barra cromada, que também forma o logotipo da empresa. Já os faróis convencionais são arredondados. Ambos são de LED. A grade tem um acabamento discreto e uma barra preta sobre ela. Já os faróis de neblina, que são redondos, contam com uma moldura em volta deles. Tanto o para-choque quanto o capô tem vincos, que conferem robustez e elegância. Na a traseira os faróis também são arredondados. A tampa do porta-malas tem um desenho retilíneo. O estilo é bem fiel ao já mostrado em flagras recentes e está alinhado ao modelo europeu no design (que usa outra plataforma).
Por dentro, o novo C3 2023 tem traços arrojados, além de ter uma grande central multimídia de 10 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos é 100% digital. O carro poderá ser pintado nas cores preto Perla Nera, cinza Grafito, cinza Artense, branco Ice e azul Spring mostrados na apresentação virtual. Por ser bicolor poderá ter o teto nos tons preto ou branco.
A apresentação do carro foi feita de forma virtual e, assim, a marca do grupo Stellantis, não deu detalhes técnicos do carro. O mini SUV deve ser comercializado com motor de 1.6 litro, que entrega 115/118 cv a 5.750 rpm e com torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Também pode ser equipado com o mesmo propulsor do Fiat Pulse, ou seja, 1.0 litro turbo, que rende 120 cv e aproximados 20kgfm de torque.
Pelo posicionamento, o C3 terá estilo de SUV compacto e assim deverá concorrer com os menores modelos do mercado como Volkswagen Nivus, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Caoa Chery Tiggo 3X, Renault Duster, Peugeot 2008, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e do próprio Fiat Pulse que está próximo do lançamento.
*Em colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.