Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campanha pré-eleitoral entra na fase do 'esquenta'; veja lançamentos

PL prevê milhares em largada de Bolsonaro, neste domingo (27). PSB filia Alckmin amanhã

Christina Lemos|Do R7

Pré-campanha tenta iniciar debate junto ao eleitor sete meses antes da votação
Pré-campanha tenta iniciar debate junto ao eleitor sete meses antes da votação Pré-campanha tenta iniciar debate junto ao eleitor sete meses antes da votação

Eventos em série prometem acelerar a pré-campanha eleitoral deste ano, com vistas a galvanizar a atenção do eleitor a sete meses da ida às urnas. Oficialmente, a campanha começa apenas em agosto, mas, tradicionalmente no Brasil, os pré-candidatos testam popularidade e aliança bem antes. Entre os principais concorrentes, o presidente Jair Bolsonaro dá a largada nessa etapa com evento de pré-lançamento no domingo (27), no Centro de Convenções, em Brasília.

O Partido Liberal, ao qual o presidente se filiou em novembro do ano passado, espera a participação de “milhares de apoiadores” no espaço, que terá “portões abertos a partir das 7h”. A legenda comandada por Valdemar Costa Neto pretende transformar a ocasião em demonstração de força e de popularidade de Bolsonaro, que tentará a reeleição. O presidente aparece em segundo lugar nas pesquisas, com pouco mais da metade das intenções de voto do adversário, o ex-presidente Lula.

No campo político oposto, o principal movimento da semana é do PSB, que filiará Geraldo Alckmin nesta quarta (23), em evento também em Brasília. O ato antecede a formação de chapa com Lula, na qual o neossocialista ocupará a posição de candidato a vice do petista. Estão previstas as presenças do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do ex-governador de São Paulo e pré-candidato Márcio França, dos governadores pelo partido Flávio Dino, do Maranhão, Paulo Câmara, de Pernambuco, Renato Casagrande, do Espírito Santo, e João Azevedo, da Paraíba.

O lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula pode ocorrer no dia 9 de abril. A data ainda não está oficializada pelo PT. Inicialmente, a ideia é que o evento ocorra ao ar livre, na rua, com a convocação de ampla participação popular. O partido discute a presença de Alckmin já nesse evento, ao lado do pré-candidato. Na ocasião, Lula deve anunciar a largada para uma nova “caravana pelo Brasil” – a tradicional série de viagens aos estados que o petista costuma promover para ativar a militância e acertar alianças regionais.

Publicidade

Na chamada terceira via, que reúne os candidatos de centro-direita que se apresentam como alternativa a Bolsonaro e Lula, Sergio Moro já teve o nome formalmente apresentado pelo Podemos, que abriga sua pré-candidatura. O governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, e o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, são declaradamente pré-candidatos, mas ainda não fizeram um evento formal de lançamento.

Os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.