Logo R7.com
RecordPlus
Christina Lemos - Blogs
‌

Moraes ataca tese da defesa: atos executórios ocorreram

Relator descarta também “fusão” de crimes para diminuir penas

Christina Lemos|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Moraes vota em julgamento que tem Bolsonaro e aliados como réus Gustavo Moreno/STF-09.09.25

Entre os argumentos da defesa que tentam amenizar a situação dos réus ou livrá-los da condenação no julgamento da ação penal do golpe, dois foram particularmente refutados pelo ministro relator Alexandre de Moraes.

O principal deles, insistentemente repetido pelo magistrado, é de que teriam ocorrido apenas “atos preparatórios” do golpe, com posterior desistência da parte dos réus. A cada nova etapa da leitura do seu voto, Moraes argumenta que houve “dezenas de atos executórios”, tanto antes quanto depois da posse de Lula.

‌

Entre estes atos, Moraes relata reuniões, iniciativas de mobilização de militares, monitoramento de autoridades, redação de documentos, postagens voltadas a desacreditar os poderes e instituições, entre outros.

O ministro também rebateu hipótese que circula desde o início do julgamento, há uma semana, de que dois ministros da primeira turma estariam dispostos a reduzir as penas, mediante a fusão de pelo menos dois crimes.

‌

Abolição violenta estado democrático de direito, punido com prisão de 4 a 8 anos, e tentativa de golpe de estado, com pena prevista de 12 anos seriam “fundidos”, levando a um cálculo menor para a definição da pena dos condenados.

Segundo Moraes, são crimes diferentes, “praticados antes e depois do poder constituído”. No segundo caso, “a organização criminosa atua para suprimi-lo”, ressalta.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.