Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vazamento de combustível é controlado em Duque de Caxias (RJ)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município informou que vai multar a Transpetro em R$ 17 milhões pelo acidente que deixou cinco feridos

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Vazamento ocorreu após tentativa de furto
Vazamento ocorreu após tentativa de furto

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Duque da Caxias, na Baixada Fluminense, informou que vai multar a Transpetro em R$ 17 milhões pelo vazamento de combustível de um duto da empresa no bairro Amapá, perto da Estrada Rio d’Ouro, no Parque Capivari, na madrugada desta sexta-feira (26), após uma tentativa de furto.

No momento do acidente, foram socorridas cinco pessoas, sendo que duas foram liberadas ainda no local. Três vítimas foram encaminhadas ao Hospital Estadual Adão Pereira Nunes: uma menina de 10 anos, que teve queimadura em várias partes do corpo, uma funcionária da Transpetro, ferida ao tentar conter o vazamento, e um morador da área. O caso da criança é o mais grave porque ela teve pés, mãos, pernas e braços queimados.

Em nota, a Transpetro informou que o vazamento foi controlado no início da tarde. O risco de explosões foi reduzido significativamente, e a empresa continua monitorando toda a região. A companhia disse ainda que está prestando toda a assistência necessária às três pessoas hospitalizadas e às famílias dos moradores do entorno. O volume vazado está sendo estimado.

Cerca de 70 profissionais estão atuando na contingência, incluindo profissionais de saúde e de meio ambiente. Entre os recursos mobilizados estão caminhões a vácuo, retroescavadeira, ambulâncias, barreiras absorventes e de contenção, um drone e uma unidade móvel de operações.


A nota acrescenta que a empresa colabora com as investigações e tem como maior preocupação a segurança das famílias, "pois intervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos para a comunidade, como incêndios e explosões".

“A colaboração e o engajamento dos moradores vizinhos aos dutos é muito importante para minimizar o perigo que todos correm com estes atos criminosos. Eles podem entrar em contato com a Transpetro por meio do telefone 168, caso identifiquem qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos e em terrenos próximos. A ligação é grátis e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, conclui a Transpetro.


Leia também

Aulas suspensas

A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias informou que três unidades escolares foram fechadas hoje devido ao acidente. Juntas, as unidades atendem a cerca de mil alunos.


Já a Secretaria Municipal de Saúde diz que suas unidades estão aptas a receber os pacientes vindos da região. Algumas crianças deram entrada no Hospital Infantil Ismélia da Silveira com sintomas alérgicos sem gravidade e estão em observação.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão no local para dar apoio às ações de contenção e degradações. Foi feita também uma avaliação das causas, impactos ambientais e consequências do vazamento de combustível identificando quais os danos causados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.