Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avenida Paulista amanhece com cartazes de protesto contra motorista que atropelou ciclista

Vítima teve o braço direito arrancado; condutor fugiu do local e jogou membro no rio

São Paulo|Do R7, com Agência Estado

cartazes paulista
cartazes paulista cartazes paulista (ALEXANDRE MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)

A avenida Paulista, na região central de São Paulo, amanhece, nesta quarta-feira (13), com cartazes em protesto contra Alex Siwek de 21 anos, que atropelou um ciclista na manhã do último domingo (24). Os cartazes foram vistos próximos ao local do acidente.

No acidente, David Santos Souza teve o braço direito decepado pelo carro do universitário, que fugiu sem prestar socorro e arremessou o membro cortado no córrego do Ipiranga, na zona sul de São Paulo.

Lesão corporal

O juiz da 1ªVara do Júri de São Paulo, Alberto Anderson Filho, entendeu que o estudante Alex Siwek não deve responder por tentativa de homicídio, mas sim por lesão corporal.

Publicidade

Para a Justiça, não cabe análise por crime intencional (doloso), como pretendia a polícia e o Ministério Público, mas por ação culposa. Na prática, se mantida a decisão, isso significa que o réu deve responder ao crime em liberdade e, mesmo se for condenado, pegará uma pena menor. O homicídio doloso pode render até 30 anos de prisão. Já o culposo resulta em punição de até 3 anos.

Médica que atendeu ciclista pede justiça nas redes sociais

Publicidade

Motorista que atropelou ciclista na avenida Paulista fazia zigue-zaque, diz delegado

Contramão e embriaguez

Publicidade

Segundo Priscila de Oliveira Domingues, delegada responsável pelo caso, Souza estava pedalando na contramão quando foi atropelado. A informação teria sido dada pelo próprio ciclista em depoimento prestado nesta terça-feira (12) à polícia no Hospital das Clínicas, onde está internado.

O laudo do IML (Instituto Médico Legal), com base no exame clínico feito em Siwek no domingo, foi entregue nesta terça-feira (12) à polícia. O documento indica que "há sinais indicativos de que o examinado está sob efeito de álcool etílico ou substâncias psicoativas". Contudo, o mesmo teste informa que Siwek não estava embriagado. Com essa aparente falta de conclusão, a Polícia Civil vai pedir novos esclarecimentos à médica que fez o laudo do IML. O resultado do exame pode ter sido prejudicado, porque foi feito horas depois do acidente.

Motorista que atropelou ciclista consumiu vodcas e energético

Família de motorista que atropelou ciclista recebeu ameaças, diz advogado

Liberdade

Nesta quarta-feira (12), a Justiça negou o pedido de liberdade de Siwek. Os advogados do estudante de psicologia, que foi transferido para o CDP de Pinheiros, informaram que entrarão com novo pedido de liberdade provisória de seu cliente.

No domingo, a avenida Paulista esteve bloqueada por seis horas devido ao acidente e, durante a tarde, foi palco de um protesto de ciclistas que terminou em frente ao 78º Distrito Policial.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.