Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cartilha na internet mostra como evitar spray de pimenta em manifestação contra aumento de passagem

Ato nesta quinta acabou com 15 detidos, entre eles presidente do sindicato dos metroviários

São Paulo|

Um protesto contra o aumento das passagens de ônibus, trem e metrô levou caos à região central de São Paulo em horário de pico
Um protesto contra o aumento das passagens de ônibus, trem e metrô levou caos à região central de São Paulo em horário de pico Um protesto contra o aumento das passagens de ônibus, trem e metrô levou caos à região central de São Paulo em horário de pico (ANDERSON BARBOSA/ESTADÃO CONTEÚDO)

O movimento Passe Livre esperava confronto na manifestação contra o aumento das passagens desta quinta-feira (6), em São Paulo. Em sua página no Facebook, eles compartilharam na madrugada desta quinta-feira uma cartilha de como se defender de armas menos letais usadas pela polícia.

O material, originalmente postado na rede social pelo movimento Acampa/Ocupa Sampa, mostra, entre outras coisas, como misturar uma solução com água e xampu para diminuir os efeitos do spray de pimenta e o melhor jeito de se fazer uma máscara contra de gás lacrimogêneo com uma garrafa plástica de refrigerante.

Na introdução do documento de 55 páginas, os autores dizem que o documento "não foi feito por nenhum coletivo burguês-estudantil e sim por anarquistas insurrecionários".

Marcado em rede social

Continua após a publicidade

A capital paulista deve ter, nesta sexta-feira (7), uma nova manifestação contra o aumento da tarifa do transporte público de São Paulo. A concentração esta marcada para as 17h, no largo da Batata, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. O protesto, marcado pelo Facebook, já tinha confirmação de cerca de 1.500 pessoas por volta da 0h30.

Nesta quinta-feira (6), um protesto contra a nova tarifa — que ficou em R$ 3,20 —acabou em confronto com a Polícia Militar e 15 detidos. Entre os presos, está opresidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres Júnior.

Continua após a publicidade

A polícia informou também que, durante a manifestação, houve depredação do terminal Bandeira e alguns ônibus — não foi informada a quantidade dos veículos. A área externa do Masp (Museu de Arte de São Paulo) sofreu com vandalismo e várias latas de lixo foram queimadas na avenida Paulista.

Além deles, as estações de metrô Paraíso, Trianon e Brigadeiro foram danificadas. Os manifestantes tentaram também invadir a estação Anhangabaú e chegaram a invadir o metrô Paraíso.

Continua após a publicidade

Três vias foram interditadas pelos manifestantes, segundo a PM. Duas delas — avenida Nove de Julho e Vinte e Três de Maio — foram detidas no protesto. A terceira via foi a avenida Paulista, que ficou bloqueada totalmente nos dois sentidos.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.